fbpx

Dia a dia

Faixas da Terceira Ponte estão a 10cm do limite mínimo exigido na lei

As faixas da nova Terceira Ponte terão 3,10 e 2,80 metros

Publicado

em

As faixas da Terceira Ponte terão 2,80 e 3,10 metros. Foto: Divulgação (Semobi)

A largura das faixas de trânsito na Terceira Ponte continua causando diversas dúvidas nos motoristas que trafegam na via. Dessa vez, a reportagem do Portal ES360 foi procurar entender se a dimensão está dentro dos padrões da legislação de trânsito e descobriu que o estreitamento ficou a 10 centímetros do mínimo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, com a conclusão das obras, prevista para ser entregue em até 60 dias, a ponte passará a ter três faixas com o estreitamento das duas existentes atualmente. 

Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as larguras das faixas de trânsito são definidas em “função da composição do tráfego e dos níveis de desempenho do fluxo veicular, devendo-se evitar variações na largura e no número de faixas, mantendo-se a continuidade”.  

Além disso, precisam ter largura suficiente para permitir a circulação de veículos automotores. Pelo manual, a largura mínima aceitável é de 2,70 metros e o desejável é de 3,50 metros. 

Na “nova Terceira Ponte” uma das faixas terá 3,10 metros, que vai ser destinada exclusivamente para ônibus, motos e carros de serviço, como viaturas e ambulâncias. As outras duas terão 2,80 metros de largura.

Embora estejam dentro do estipulado pelo manual, muitos motoristas acreditam em dificuldades para o tráfego de três veículos simultâneos nas faixas. 

Na exclusiva para ônibus, por exemplo, serão 3,10 metros. De acordo com o Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-ES), um veículo convencional do Transcol, modelo Gran Via Midi – Básico, possui 2,46 metros. 

Considerando que o veículo ocupe o centro da via, vai sobrar pouco mais de 30 centímetros entre a mureta de proteção e a faixa onde vão circular os carros.  

O tamanho da pista da avenida Vitória, por exemplo, é de 9,3 metros, descontando o canteiro. Com isso, a média é de 3 metros em cada uma das três faixas de rolamento.

As faixas de outras avenidas da Capital, de acordo com levantamento da reportagem do ES360, também são maiores do que as da Terceira Ponte.