Dia a dia
Fabricante desiste de produzir o primeiro carro elétrico brasileiro
O modelo da Lecar buscava ser um elétrico com alta capacidade, mas fabricante preferiu não seguir em frente com a produção
O Lecar Model 459, que seria o primeiro carro elétrico 100% brasileiro, não será mais produzido. A notícia foi dada pelo empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis, apelidado de Elon Musk brasileiro, responsável pela produção do veículo.
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De acordo com um comunicado distribuído à imprensa, foi realizada uma análise sobre as condições para os carros elétricos no país. A empresa alegou que ainda não há uma infraestrutura para dar conta da frota desse tipo de veículo, o que torna inviável a produção no momento. O custo de um eletroposto, usado para recarregar os automóveis, é de cerca de R$ 1 milhão.
Após defender a importância do uso dos elétricos no país, Assis disse que mudou a visão sobre o assunto e que esse tipo de veículo “ainda não é uma realidade benéfica para o mercado”. A expectativa era de que o modelo tivesse autonomia de 400 km e fosse vendido por aproximadamente R$ 279 mil.
Novo modelo
Mesmo com a desistência desse modelo, a Lecar agora quer produzir carros híbridos. “A ideia, agora, é que nossa tecnologia híbrida flex a etanol, com tração 100% de motor elétrico, proporcione a rodagem de mil quilômetros com 30 litros de etanol. Temos o primeiro carro elétrico sem tomada do mundo”.
A ideia é manter o Lecar Model 459, mas tratar como um veículo híbrido, podendo receber gasolina e etanol, além do propulsor elétrico. O empresário revelou que em breve irá apresentar o modelo Flex, mas não deu expectativa de data. Não foi revelada a origem do motor, mas o sedã não será um híbrido de fato, e sim um elétrico com extensor de alcance. O sistema já é utilizado em carros como o BMW i3.
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