fbpx

Dia a dia

Estudantes reclamam de novo formato de aulas a distância da UVV

Para novo bimestre, câmeras foram instaladas dentro de sala de aula para professores transmitirem as aulas, mas alunos reclamaram de dificuldade de acesso ao sistema

Publicado

em

No primeiro dia de retorno às aulas remotas em novo formato, estudantes da UVV (Universidade Vila Velha) reclamam de dificuldades de acesso ao sistema. Outros relatam ainda problemas para professores poderem acessar a plataforma de aulas online, o que dificultou a visualização do conteúdo.

Os problemas, segundo eles, surgiram a partir da adoção do novo sistema. Com a pandemia, as aulas começaram a ser dadas a distância, mas com os professores passando os conteúdos de casa. A partir desta segunda-feira (10), os professores tiveram de voltar para a sala de aula, vazia, para passar o conteúdo pela internet, por meio de uma câmera instalada no projetor, que mostraria tanto o conteúdo como a apresentação da aula.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mas alunos relataram dificuldades no funcionamento do sistema na hora da aula. De acordo com uma aluna, a professora não conseguiu acessar a câmara instalada na sala e acabou fazendo a aula do próprio computador, de dentro da sala de aula, como se estivesse em casa.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UVV, Jonas Lube, disse que muitos alunos tiveram dificuldade de acesso ao link para o novo formato de aula. E os que conseguiram tiveram problema com estabilidade da internet, que falhou por várias vezes.

“Queremos mais segurança na questão da saúde dos profissionais da UVV. Tendo de ir para a sala de aula, o professor corre o risco de se contaminar. Além disso, é preciso que tenha maior estabilidade da internet nas aulas”, frisou.

A UVV foi procurada e informou que as aulas do segundo semestre letivo foram iniciadas nesta segunda-feira (10), ainda no formato telepresencial, no qual o professor transmite a aula ao vivo, no mesmo dia e horário que seriam as aulas presenciais.

Segundo a universidade, ainda que se tenha perspectiva de retorno às aulas presenciais, tão logo o governo estadual autorize e, definitivamente, com a disponibilização de uma vacina, a UVV resolveu investir em tecnologia profissional para dar qualidade em suas aulas telepresenciais enquanto elas forem necessárias.

“Com a implantação dessas novas tecnologias é normal que possam surgir pequenas falhas, que já estão sendo sanadas para que não voltem a ocorrer. A Universidade reforça, ainda, que está seguindo todo o protocolo sanitário necessário para oferecer aos professores e colaboradores o máximo de segurança neste momento de reinicio das aulas”, informou.