Dia a dia
Estragos das chuvas já atingiram 85% dos municípios gaúchos
Segundo dados da Defesa Civil estadual, 130 pessoas estão desaparecidas e 163 mil estão desalojadas. Nos abrigos estão 67,4 mil pessoas
O número de mortes em decorrência das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 105 no fim desta quarta-feira (8). Mais de 1,47 milhão de pessoas foram afetadas em 425 municípios do estado, o que corresponde a 85,5% das 497 cidades gaúchas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo dados da Defesa Civil estadual, 130 pessoas estão desaparecidas e 163 mil estão desalojadas, ou seja, pessoas que tiveram, em algum momento, que buscar abrigo nas residências de familiares ou amigos. Nos abrigos mantidos pelas prefeituras e pela sociedade civil, estão 67,4 mil pessoas.
De acordo com publicação da Agência Brasil, há previsão da chegada de um ciclone extratropical no extremo sul do estado, com com chuvas de mais de 100 milímetros.
A partir desta quinta-feira (9), a previsão é de tempo frio e seco na maior parte do estado. As temperaturas devem cair, chegando a 4 graus Celsius (ºC) nas regiões mais frias. Em Porto Alegre, a mínima deve ser de 12ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
AJUDA PARA AS VÍTIMAS DAS CHUVAS
A população do Rio Grande do Sul enfrenta um dos piores desastres naturais da história, e todos os estados do país, incluindo o Espírito Santo, têm se unido para ajudar as vítimas das enchentes, que afetam mais de 1,4 milhão de pessoas de 397 municípios.
Água mineral, produtos da cesta básica, materiais de higiene pessoal, ração para gatos e cachorros, brinquedos e roupas, cobertores e travesseiros em bom estado de conservação são alguns dos itens que estão sendo recebidos nesses pontos de coleta. A população do Rio Grande do Sul pede para que as pessoas se lembram de doar itens para os bebês, como pomadas, lenços e roupas.
O ES360 preparou uma lista com pontos arrecadação de doações no Espírito Santo. Veja:
AGÊNCIA CVC
A CVC em parceria com a Azul, Gol, Jamef e Latam, está mobilizando esforços em prol das famílias afetadas pelas enchentes. Mais de mil lojas em todo Brasil estão recendo doações com o objetivo de auxiliar os desabrigados e mitigar os impactos dessa tragédia.
A entrega dos itens deverá ser realizada em uma das lojas CVC, com a informação de que são doações destinadas ao Rio Grande do Sul. As doações serão recebidas até 19 de maio. Você pode consultar a loja CVC mais próxima em: https://www.cvc.com.br/lp/omni/acaosolidariacvc.
GOLLOG
A Gollog está recebendo produtos de limpeza, roupas, alimentos não perecíveis. Quem quiser, pode doar no endereço avenida Fernando Ferrari, nº 3.800, bairro Jabour, em Vitória. As doações também podem ser levadas para:
– OAB DE VILA VELHA
Endereço: R. Pedro Palácios, 75 – Prainha, Vila Velha – ES, 29100-310
– SICREDI SERRANA:
Endereço: Av. Champagnat, 323 – Praia da Costa, Vila Velha – ES, 29101-390
LOJAS
Um grupo de empresárias da Grande Vitória se juntaram e distribuíram pontos de coletas em lojas. As doações podem ser feitas das 12h às 18h:
– 103.Store: Shopping Day by Day, 15 loja 20 e 21 – R. Elesbão Linhares – Praia do Canto, Vitória;
– Mabre Design: Av. Nossa Sra. da Penha, nº 1255, no ed. Ômega Center, no Santa Lucia, Vitória – sala 505;
– Loja Meraki: Rua Santa Leopoldina, 1031, LOJA A2, Centro Comercial de Itaparica, na Praia de Itaparica, Vila Velha
REDE CONSTRUIR
A Rede Construir está mobilizando esforços para arrecadar suprimentos essenciais em todas as as lojas, visando ajudar aqueles que foram afetados por essa tragédia. Estamos recebendo doações de alimentos não perecíveis, água potável, roupas, produtos de higiene pessoal, colchões e cobertores.
MI DOCES CONFEITARIA
A confeiteira Millena Moreira abriu as postas da loja para receber doações em Vila Velha. Ela se responsabiliza em pegar essas doações e direcionar para pontos de arrecadações maiores.
Endereço: R. Augusto dos Anjos, 10 – Planalto, Vila Velha
AEROPORTO DE VITÓRIA
Você também pode levar a sua doação até o Aeroporto de Vitória. As companhias aéreas Gol, Latam e Voepass operam gratuitamente voos para levar doações aos atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
POSTO MOBY DICK
O Posto Moby Dick também está recolhendo doações diariamente das 7h às 20h. Nesta sexta-feira (10), um caminhão estará no local para recolher os itens.
Endereço: R. Ceará, sn – Praia da Costa, Vila Velha
SHOPPING PRAIA DA COSTA
Você pode fazer a sua doação de colchões, travesseiros, materiais de limpeza ou higiene pessoa, alimentos não perecíveis, água e tantos outros itens. A doação pode ser feita na loja Desbravadores no Piso L2, de segunda a sábado, das 10h às 20h.
IGREJA MONTE SIÃO VILA VELHA
Você pode ajudar doando água potável, colchões, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e ração para pets na sede da Igreja Monte Sião.
Endereço: Av. Saturnino Rangel Mauro, 75 – Praia de Itaparica, Vila Velha – ES
CUFA E BAND
Para contribuir com as vítimas afetadas pelas chuvas, o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Central Única das Favelas (CUFA) realizam a campanha “Band Abraça o Rio Grande do Sul”. Você pode enviar sua doação via PIX direto da sua conta para a CUFA pelo email: [email protected].
Também é possível doar pelas contas:
Bradesco – 237
Agência: 0087
C/C: 3582-3
Itaú – 341
Agência: 0402
C/C: 17369-4
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui