fbpx

Dia a dia

Estado abre 10 leitos de UTI para covid-19 em Cachoeiro de Itapemirim

Nesta segunda fase foi autorizada a abertura de 10 UTIs e 20 leitos de enfermaria no Hospital Materno Infantil (Hifa)

Publicado

em

Sesa atualiza Painel de Ocupação de Leitos da covid-19. Foto: Divulgação/Sesa

Leitos disponíveis para covid-19. Foto: Divulgação/Sesa

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), afirmou na tarde desta sexta-feira (22), durante pronunciamento, que o governo vai abrir mais 30 leitos hospitalares para atender nova demanda de pacientes. Nesta segunda fase foi autorizada a abertura de 10 UTIs e 20 leitos de enfermaria no Hospital Materno Infantil (Hifa), em Cachoeiro de Itapemirim.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

> Covid-19: chegada de pacientes de Manaus faz aumentar para 80% ocupação de UTIs

No momento em que o estado e o país vivem a segunda onda da covid-19, o estado se mobiliza para aumentar a oferta de leitos de isolamento. No total, o Hospital Materno Infantil (Hifa) de Cachoeiro de Itapemirim vai contar com 30 leitos de UTI e 60 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus.

O governador do Estado lembrou ainda que o Hospital Materno Infantil foi reaberto em 2020 e se tornou referência no atendimento a pacientes com a covid-19. “Em julho abrimos 60 leitos no HIFA Aquidaban. O hospital estava abandonado, parecia ‘elefante branco’, ninguém colocava aquilo para funcionar. Então inauguramos os leitos lá durante a pandemia”, disse.

O Sul do Espírito Santo conta com um total de 92 leitos de UTI para adultos e 10 de infantil exclusivos para covid-19. Também há 108 leitos de enfermaria para adultos e 8 de enfermaria infantil. O estado soma 662 leitos de UTI e 655 leitos de enfermaria até esta sexta-feira (22).