fbpx

Dia a dia

Espírito Santo vai abrir mais 150 leitos de UTI covid-19

Até esta segunda-feira, o estado conta com um total de 2.143 leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus

Publicado

em

Leito de UTI no Hospital Dório Silva. Foto: Divulgação/Sesa

Leito de UTI no Hospital Dório Silva. Foto: Divulgação/Sesa

O governo do Estado adquiriu 230 novos respiradores pulmonares para atender a expansão de leitos da rede de saúde e auxiliar no enfrentamento do novo coronavírus. Os equipamentos foram entregues neste sábado (24) e devem começar a ser distribuídos para os hospitais estaduais a partir desta segunda-feira (26).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, disse que os novos respiradores pulmonares serão utilizados para a abertura de 150 leitos de UTI da rede pública do Espírito Santo. “São unidades permanentes, que vão continuar mesmo após a pandemia. Aproximadamente 30 ventiladores são para reserva e os demais serão utilizados em outros tipos de leitos”, conta Nésio.

Os respiradores serão distribuídos para o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), Vila Velha; Hospital Jones Santos Neves (HJSN), Baixo Guandu; Hospital de Urgência Emergência São Lucas (HEUE), Vitória; Hospital Dório Silva (HDS), Serra; Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), São Mateus; e Hospital de Vila Velha (HESVV), em São Torquato.

Até esta segunda-feira, o estado conta com um total de 2.143 leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus – 1.067 UTIs e 1.076 enfermarias. O secretário comenta que o Espírito Santo vive uma fase de recuperação na curva de casos, o que pode ser confirmada pela queda no número de internações. Até às 16h20, 87,82% das UTIs estão ocupadas, apenas 130 leitos estão livres. Na enfermaria a ocupação é de 62%.