Dia a dia
Espírito Santo tem queda recorde no número de homicídios
Os números de homicídios foram divulgados nesta segunda-feira. Segundo o governo do estado, este é o melhor índice em 28 anos
O Espírito Santo encerrou o primeiro semestre de 2024 com o melhor resultado em termos de homicídios nos últimos 28 anos, desde o início da contagem oficial. Foram registrados 433 assassinatos, uma redução de 15,8% em relação ao ano passado. Os números foram divulgados pelo governador Renato Casagrande (PSB).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em junho, o estado teve o menor número de homicídios em um único mês desde 1996, com 41 registros. O recorde anterior era de junho de 2019, com 59 assassinatos. Todas as cinco regiões do estado apresentaram queda nas mortes violentas no primeiro semestre deste ano.
Os índices de homicídio por região
Na Região Metropolitana, a redução foi de 8,9%, também alcançando o menor número de homicídios desde 1996. No Norte, a queda foi de 25,9%. As regiões Sul, Noroeste e Serrana registraram reduções de 13%, 16% e 35,5%, respectivamente. O governador Renato Casagrande afirmou que, apesar dos bons resultados, ainda há muito trabalho pela frente.
“Fechamos junho com o melhor mês da série histórica, além do melhor semestre da série histórica. Temos que registrar isso sem comemorar, pois ainda precisamos trabalhar muito para combater a violência. Por isso, temos o programa Estado Presente, que fortalece esse trabalho no Espírito Santo. Vamos continuar trabalhando para reduzir ainda mais”, destacou Casagrande.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, afirmou que os resultados são fruto de um trabalho de longa data, que, por meio do programa Estado Presente, combate a criminalidade em várias frentes.
Fechamos o mês de junho e o primeiro semestre deste ano com o menor índice de homicídios da série histórica. Não há o que comemorar enquanto houver pessoas perdendo a vida, mas é importante registrar que as nossas ações e investimentos através do programa Estado Presente estão… pic.twitter.com/U9P0SsvZSa
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) July 1, 2024
Queda nos homicídios: Ricas elogia policiais
“Temos que agradecer e elogiar nossos policiais, que têm feito um trabalho incrível na prisão de lideranças criminosas e no combate diário e ostensivo às organizações envolvidas no tráfico de drogas. Além disso, temos um programa diretamente gerido pelo governador Renato Casagrande, o Estado Presente, que foca na parte social do problema. A longo prazo, teremos grandes resultados e um Estado muito menos violento”, afirmou Ricas.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, destacou a importância das ações articuladas nos resultados obtidos. “Mais uma vez o Espírito Santo alcança indicadores históricos na segurança pública. Tivemos o menor número de homicídios registrados em um mês desde janeiro de 1996. Muito mais do que números, são vidas preservadas! Isso é fruto de um trabalho articulado, conduzido pelo governador Renato Casagrande, extremamente bem executado pelas nossas forças policiais, com iniciativas robustas de proteção a pessoas em vulnerabilidade social, que estão claramente atingindo resultados importantes”, pontuou.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui