fbpx

Dia a dia

Especialista aponta falha em sinalização de avenida no ES

Em vídeo postado nas redes sociais, Delso Gomes aponta soluções para evitar possíveis acidentes na avenida

Publicado

em

avenida

Vídeo postado nas redes sociais questiona sinalização em avenida de Vitória. Foto: Reprodução

A sinalização de trânsito na Curva do Saldanha, trecho movimentado da Avenida Vitória, passou a ser alvo de críticas. O especialista Delso Gomes afirma que o atual modelo de pintura da via contribui para a desorganização no fluxo de veículos e pode comprometer a segurança dos motoristas que passam pelo local.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo Delso, o ideal seria realizar ajustes na pintura da via, encerrando a demarcação de duas faixas antes da curva, já que em determinado trecho as faixas se unem deixando apenas uma pista para a circulação de carro, ônibus e motos.

Em vídeo publicado nas redes sociais, ele afirma que com essa mudança o motorista que segue para o Centro de Vitória já saberia que precisa se posicionar com antecedência em uma faixa.

Para o especialista, essa intervenção simples ajudaria a organizar a movimentação de carros na Curva da Jurema e reduziria o número de conflitos entre condutores que se surpreendem com a mudança de faixa abrupta. A ausência de setas indicativas antes da curva também é apontada como uma falha que dificulta o entendimento de quem trafega pelo local.

Delso Gomes sugere que, além da redução de faixas, seja feita uma sinalização de canalização mais clara e objetiva, com a sinalização adequada para orientar os motoristas de forma antecipada. A medida, segundo ele, traria mais fluidez ao trânsito e contribuiria para a prevenção de acidentes naquele ponto crítico da avenida.

Em nota, a prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), informou que as observações feitas na postagem já constam no projeto original de sinalização do órgão para o local.

Destaca que grande parte da capital teve vias recapeadas desde o ano passado, dentro do programa Asfalto Vix. O programa está em andamento e alguns trechos que ainda não foram adequados estão na programação.
O órgão reforça que qualquer projeto de sinalização é elaborado sempre com base na legislação vigente, tanto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)