fbpx

Dia a dia

Escolas públicas da Serra terão botão do pânico

A ferramenta será disponibilizada nos 76 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas 68 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs)

Publicado

em

Botão do Pânico será implantado em escolas da Serra. Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

Botão do Pânico será implantado em escolas da Serra. Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

Na Serra, 144 escolas públicas vão usar o botão do pânico a partir da volta às aulas em fevereiro de 2024 para reforçar a segurança. A ferramenta será disponibilizada nos 76 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas 68 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), além do prédio onde funciona o setor administrativo da Secretaria de Educação (Sedu), em Serra Sede.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

> Comerciantes de Vitória ganham botão do pânico

Segundo a Prefeitura da Serra, a medida será adotada para ampliar a política de segurança dos alunos e professores que atuam nas unidades de ensino. As unidades de ensino da rede municipal já são atendidas pelo projeto de visitas tranquilizadoras realizadas pela Guarda Municipal da Serra. As escolas também contam com sistema de videomonitoramento. A entrada e saída dos estudantes é controlada pelos profissionais de portaria, juntamente com a equipe pedagógica de cada unidade.

COMO VAI FUNCIONAR

Ainda de acordo com a prefeitura, no momento em que o aparelho é acionado, ele envia um sinal de socorro para a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal. Ao mesmo tempo, também é enviado um alerta para os smartphones que estão com as viaturas da guarda. Em tela, serão mostrados a localização e os dados de quem acionou o botão. Com isso, a viatura mais próxima é encaminhada para o local da ocorrência em poucos minutos.

Além disso, o aparelho passa a captar, transmitir e gravar o áudio do local da ocorrência imediatamente após seu acionamento. Assim, quem está na central ouvirá o áudio em tempo real do ambiente de onde partiu o pedido de socorro. Os agentes terão uma noção completa do que está acontecendo no local da ocorrência.

O botão do pânico acelera todo o processo de pedido de socorro, de forma discreta e silenciosa, e promove uma significativa redução no tempo de resposta às ocorrências, o que é extremamente fundamental para os envolvidos.

A tecnologia é desenvolvida pelo INTP S/A desde 2013 e já é utilizada como método de fiscalização das medidas protetivas de urgência para mulheres vítimas de violência doméstica em vários municípios do Brasil.

A entrega dos aparelhos será feita pela Sedu após um período de treinamento e adaptação dos profissionais da Educação.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui