fbpx

Dia a dia

Câmaras da GV propõem ações para evitar ataques em escolas

O documento traz seis iniciativas para serem colocadas em prática. Entre elas, a criação de um plano de evacuação e de contenção de ataque

Publicado

em

Câmara de Vitória aprova projeto que flexibiliza a abertura do comércio. Foto: Reprodução

As Câmaras da Grande Vitória querem ações para evitar ataques em escolas. Foto: Reprodução

Na tentativa de evitar a onda de ameaças e ataques em escolas, as Câmaras de Vereadores de Vitória, Vila Velha, Viana, Serra, Guarapari e Cariacica se uniram e produziram um documento que será entre às prefeituras municipais.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A medida foi tomada nesta terça-feira (11), um dia após a propagação de supostos ataques em algumas escolas no Espírito Santo.

O documento traz seis iniciativas para serem colocadas em prática. Entre elas, a criação de um plano de evacuação para situações emergenciais e de contenção de ataque nas escolas, botão do pânico e projeto de conscientização de alunos, pais e professores sobre os perigos das fakenews e crimes cibernéticos.

Os vereadores propõem ainda a adequação das estruturas e processo de compartimentação das unidades escolares para que o espaço pedagógico fique restrito à comunidade escolar, Instituição de Programa de saúde mental e atenção psicológica aos estudante, além da implementação de Programa de Promoção de Cultura de paz envolvendo toda comunidade escolar.

“As Câmaras cumprindo seu papel constitucional de fiscalizadoras e, entendendo que um ambiente escolar saudável  é fundamental para garantir a melhor aprendizagem, juntaram esforços para desenhar um conjunto de ações para a segurança, combate às fakenews e apoio à saúde mental”, diz um trecho da nova enviada pelos Legislativos.

Preparação

As prefeituras da Grande Vitória já estão fazendo treinamentos com a comunidade escolar para agir em casos de violência dentro das escolas. O objetivo é garantir a segurança de professores e alunos e evitar ocorrências como as que aconteceram em Blumenau na semana passada.

Para se ter uma ideia, só em 2022, a Polícia Militar contabilizou 34 ameaças de ataques em escolas no Espírito Santo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui