Dia a dia
ES vai contratar até 4,8 mil câmeras corporais para policiais
Equipamentos serão usados por forças de segurança e Corpo de Bombeiros, com integração a sistemas como reconhecimento facial e geolocalização

Câmeras corporais serão usadas por policiais do Espírito Santo para registrar abordagens e operações, ampliando a transparência nas ações de segurança. Foto: Divulgação
O Espírito Santo vai contratar até 4,8 mil câmeras corporais para uso nas forças de segurança. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pelo governador Renato Casagrande, que destacou a importância do equipamento para proteger policiais em serviço e dar mais transparência às ações junto à população.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O contrato prevê fornecimento mínimo de mil bodycams e máximo de 4,8 mil. Além dos aparelhos, a empresa vencedora será responsável pela estrutura de armazenamento e custódia das imagens.
Integração com outras tecnologias
As câmeras serão conectadas ao sistema já disponível na Secretaria da Segurança Pública, que inclui ferramentas de reconhecimento facial, geolocalização e leitura de placas. O material gerado será acompanhado por uma Central de Monitoramento Integrada, que terá a função de gerir e compartilhar provas digitais com órgãos como o Ministério Público e o Poder Judiciário.
Casagrande afirmou que a medida representa avanço na segurança. “O trabalho da Polícia exige proteção ao policial e a câmera protege essa ação policial. Outro objetivo é dar transparência para a sociedade da atuação das nossas Polícias e também do Corpo de Bombeiros”, disse.
Detalhes do contrato
O edital será publicado nesta quarta-feira (24) no Diário Oficial, com licitação prevista para outubro. O contrato terá duração inicial de 39 meses, prorrogável por até 10 anos. O investimento máximo por câmera é de R$ 750.
A solução será integrada ao Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes), permitindo que cada força de segurança mantenha sua autonomia, mas dentro de um sistema unificado de gestão das informações.
Expectativas do governo
O vice-governador Ricardo Ferraço disse que a iniciativa representa um caminho definitivo no uso de tecnologia. “Esse é mais um passo efetivo que damos com o uso da tecnologia para uma segurança pública eficiente. Esse é um caminho sem volta”, afirmou.
Já o secretário de Segurança, Leonardo Damasceno, destacou que a aquisição cumpre promessa do governo e fortalece a produção de provas. “Um equipamento robusto, que vai nos ajudar com a produção de provas, além de aumentar a capacidade em operações, com acompanhamento em tempo real das ações”, afirmou.
Previsão de implantação
A expectativa é que até o fim de 2025 a empresa contratada já esteja fornecendo os equipamentos para a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros. Com isso, o uso de câmeras corporais deve se tornar rotina nas operações em todo o estado.
LEIA TAMBÉM:
