fbpx

Dia a dia

ES registra mais de mil incêndios em casas e comércios em um ano

Dados mostram que entre abril de 2024 e 2025 foram registrados mais de 1,6 mil incêndios estruturais no estado

Publicado

em

Incêndios no Espírito Santo nos últimos meses chamaram atenção. Foto: Reprodução

Incêndios no Espírito Santo nos últimos meses chamaram atenção. Foto: Reprodução

De abril de 2024 a abril de 2025, o Espírito Santo registrou 1.662 incêndios estruturais, segundo o Corpo de Bombeiros. Desse total, 663 ocorreram em residências e 345 em edifícios comerciais.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Boa parte dos imóveis no Brasil possui sistemas de combate a incêndio, como detectores de fumaça, extintores, hidrantes, portas corta-fogo e alarmes. Apesar disso, as falhas humanas e estruturais continuam elevando os riscos.

Muitos empreendimentos contam com dois tipos de extintores: o de classe A, para papel, madeira, tecido e plástico; e o de classes B e C, para líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos energizados.

“É fundamental utilizar o extintor adequado para cada situação, caso contrário os riscos podem ser agravados […] Utilizar um extintor de água em um incêndio de classe C pode resultar em choque elétrico, causando sérios danos ao operador”, alerta Alexandre Mitidieri, da Kidde Global Solutions.

Segundo o especialista, já existem modelos mais versáteis no mercado. O extintor ABC, por exemplo, combate qualquer tipo de incêndio estrutural. Ele tem durabilidade de cinco anos e dispensa trocas anuais. O produto também é mais leve e fácil de usar.

Entre as principais causas dos incêndios estão curtos-circuitos, instalações mal feitas, falta de manutenção e fiação antiga. Além disso, hábitos comuns contribuem para o risco. Deixar panelas no fogo, usar carregadores falsificados, sobrecarregar tomadas e fumar na cama são fatores perigosos. Bitucas de cigarro e velas também exigem atenção redobrada.

Para evitar acidentes

Para reduzir os riscos de incêndios, é importante utilizar disjuntores adequados, evitar a sobrecarga nas instalações elétricas e não usar carregadores de celular que não sejam originais. Também é fundamental não deixar panelas esquecidas no fogo, evitar fumar deitado, manter cuidado com velas acesas e nunca permitir que crianças manuseiem panelas sem a supervisão de um adulto. Além disso, a manutenção dos aparelhos elétricos deve estar sempre em dia.