Dia a dia
ES recebe novos alertas de chuvas intensas e ventos fortes
Para todo o estado, há alertas de chuvas intensas, podendo chover entre 30 e 60 mm/h ou de 50 mm/dia a 100 mm/dia
Um novo alerta laranja de perigo de chuvas intensas foi emitido nesta terça-feira (20), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para todo o Espírito Santo. O alerta é válido até às 10 horas desta quinta-feira (22).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em todo o estado há perigo de chuvas intensas, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 mm/dia a 100mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, queda de energia e descargas elétricas.
> VÍDEO | Gado é arrastado por enxurrada em Alfredo Chaves
Nuvens carregadas continuam a se formar sobre todo o Sudeste do Brasil devido ao ar quente e úmido presente na região, além da circulação ciclônica de ventos em vários níveis da atmosfera, que também prevalece sobre a região. A circulação ciclônica, no sentido horário, contribui para a concentração do ar úmido e facilita a formação de nuvens carregadas. Esta terça-feira é marcada por alerta para temporais em praticamente todo o Sudeste.
ALERTAS DE CHUVAS INTENSAS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para 43 cidades do estado. O aviso é válido até às 10 horas desta quarta-feira (21). Para essas localidades são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.
MUNICÍPIOS EM ALERTA AMARELO
Alfredo Chaves
Anchieta
Aracruz
Boa Esperança
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Colatina
Conceição da Barra
Domingos Martins
Fundão
Governador Lindenberg
Guarapari
Ibiraçu
Iconha
Itapemirim
Jaguaré
João Neiva
Linhares
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Montanha
Nova Venécia
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Viana
Vila Valério
Vila Velha
Vitória
PREVISÃO DO INCAPER
Terça-feira (20) será de sol entre algumas nuvens em todo o estado. A influência de um sistema de baixa pressão em alto mar manterá a nebulosidade e as condições de tempo instável no Espírito Santo, especialmente no período da tarde. Prevê-se chuva a partir da tarde em todas as regiões. O vento soprará com moderada intensidade por todo o litoral, com a possibilidade de rajadas intensas do litoral norte ao metropolitano. Na Grande Vitória, a temperatura mínima será de 24°C e a máxima de 31°C.
Quarta-feira (21) será muita nebulosidade e algumas aberturas de sol no Espírito Santo. A influência de ventos em altitude, que transportam umidade, manterá a nebulosidade e deixará o tempo instável sobre o Estado. Prevê-se chuva ao longo do dia em todas as regiões. O vento soprar com moderada intensidade por todo o litoral, com possibilidade de rajadas em alguns trechos. Na Grande Vitória, a temperatura mínima será de 24°C e a máxima de 32°C.
> Entenda os “milímetros” de chuva e como eles são calculados
Na quinta-feira (22), o tempo seguirá instável em todas as regiões devido à atuação de uma baixa pressão em altitude, favorecendo a formação de nuvens de chuva ao longo do dia. Choverá rapidamente em alguns momentos nas regiões Sul, Serrana, Grande Vitória, Nordeste e Noroeste. No extremo norte capixaba, o céu ficará nublado pela manhã, com previsão de chuva a partir da tarde.
A sexta-feira (23) vai começar com chuva rápida entre a madrugada/manhã na Grande Vitória, Serrana (Três Santas), Norte, Nordeste e Noroeste, com abertura de nuvens no decorrer do dia. Na região Sul e Serrana, o sol predominará pela manhã, com aumento de nuvens e chuva à tarde, exceto no litoral sul capixaba. O vento soprar com moderada intensidade por todo o litoral, com possibilidade de rajadas em alguns trechos.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui