fbpx

Dia a dia

ES define modelo de câmeras que será usado em farda de PMs

A previsão do governo é de que até o fim do ano o equipamento esteja disponível para os policiais

Publicado

em

Câmeras já são utilizadas por policiais penais desde fevereiro deste ano. Foto: Divulgação (Governo do ES)

O Governo do Espírito Santo já definiu o modelo de câmeras que será utilizado em fardas de policiais militares e civis durante as abordagens de rotina no patrulhamento dos municípios.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A proposta ganhou força principalmente após cinco policiais terem sido presos por participação em uma ação que terminou com o assassinato de um adolescente de 17 anos em Pedro Canário, no norte do estado, em março deste ano.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) não deu muitos detalhes do equipamento, mas na época do crime, o Coronel Douglas Caus, Comandante-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, declarou que seria um equipamento resistente.

“Nós buscamos os equipamentos com uma melhor eficiência. Não pode acontecer o que ocorreu em outros estados, de comprar um equipamento que quebra, que não tenha capacidade de armazenamento suficiente. Tem que comprar bem, porque é dinheiro público que estamos gastando”, frisou o coronel Caus na ocasião.

A previsão do Governo é de que até o fim do ano os policiais já estejam utilizando as câmeras em seus uniformes.

“A Sesp realizou estudos e levantamentos para a definição de protocolos de uso dos equipamentos, preparação para armazenamento e processamento de imagens, além de equipe para fazer a gestão. As especificações técnicas do modelo que será adotado foram definidas e o edital de aquisição está sendo preparado”, informou por meio de nota.

Semelhança

A expectativa é de que as câmeras utilizadas pelos policiais sejam semelhantes às que já são usadas por policiais penais. O dispositivo passou a fazer parte do uniforme deles em fevereiro de 2023.

Foram 70 equipamentos disponibilizados para as 36 unidades. Foram investidos cerca de R$ 230 mil nos equipamentos, que têm memória interna de 32 gigas e localização por GPS, resolução de imagem de 2.0 megapixels, sensor de gravidade 3D e autonomia de até 100 horas de gravação de vídeo e áudio.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui