fbpx

Dia a dia

ES aposta em previsão rápida para evitar desastres climáticos

Sistema de monitoramento vai oferecer previsões em tempo real, ajudando a proteger a população dos efeitos das chuvas intensas

Publicado

em

região de Mimoso do Sul completamente alagada

Com novo sistema, será possível ter acesso à previsão em até duas horas. Foto: divulgação Secom

Para se antecipar às tragédias causadas pelas chuvas e alertar a população com mais precisão sobre os riscos dos temporais, o governo do Estado assinou, nesta terça-feira (17), a contratação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O serviço visa aprimorar a capacidade de monitoramento da previsão do tempo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com isso, será possível acessar informações meteorológicas em até duas horas. De acordo com o coordenador estadual adjunto de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Benício Ferrari, a capacidade de prever essas ocorrências é atualmente limitada. A expectativa é de que o serviço esteja totalmente implementado em até dois anos.

A contratação do Simepar vai fortalecer a rede de monitoramento meteorológico existente no estado, permitindo a operação do sistema Nowcasting, uma plataforma que oferece previsões de tempo em curtíssimo prazo. O sistema funcionará em conjunto com outras ferramentas utilizadas pela Defesa Civil Estadual, como o Defesa Civil Alerta, implantado no dia 4 de dezembro em todos os estados das regiões Sul e Sudeste.

Inicialmente, a rede contará com plantão 24 horas, com meteorologistas dedicados ao monitoramento do tempo. Além disso, o Simepar realizará uma análise dos equipamentos atuais e fornecerá consultoria sobre o que precisa ser aprimorado. “Hoje, o grau de certeza [da previsão] é bem baixo, mas em dois meses poderemos operar de forma mais aprimorada”, destacou Ferrari.

O Simepar é um órgão criado por lei pelo governo do Paraná, voltado para a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a prestação de serviços nas áreas de meteorologia, hidrologia e meio ambiente. No Espírito Santo, o órgão prestará consultoria no planejamento, desenvolvimento, aquisições, disponibilização de dados e sistemas, implantação do serviço de plantão meteorológico 24h, recondicionamento da rede de estações de superfície e apoio na ampliação dessa rede, entre outras importantes contribuições.

Para o governador Renato Casagrande, o objetivo é fortalecer a rede de profissionais para monitorar os eventos climáticos e ampliar a capacidade das estações meteorológicas do estado.

“Também desenvolveremos um plano para melhorar o acompanhamento de qualquer mudança climática. Vamos contar com sete meteorologistas a mais para ajudar nesse importante trabalho, que faz parte do nosso Plano de Adaptação Climática. Trata-se de um conjunto de ações dentro do Programa de Mudanças Climáticas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e garantir tempo e capacidade de resposta”, afirmou o governador.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui