fbpx

Dia a dia

ES amplia uso de câmeras corporais em policiais e prevê 4,8 mil unidades

Dispositivos já estão em operação na PM, Polícia Civil e Polícia Científica, reforçando transparência e segurança nas ações policiais

Publicado

em

Câmera corporal utilizada por forças de segurança do Espírito Santo, equipada com recursos de geolocalização e transmissão em tempo real

Câmera corporal utilizada por forças de segurança do Espírito Santo, equipada com recursos de geolocalização e transmissão em tempo real. Foto: Reprodução/TV Sim/SBT

As forças de segurança do Espírito Santo já utilizam 250 câmeras corporais e devem receber até 4.800 unidades, segundo previsão do governo. O equipamento, usado por policiais militares, civis e peritos da Polícia Científica, aumenta a transparência das ações e reforça a segurança dos agentes.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Atualmente, 200 câmeras estão em uso pela 12ª Companhia Independente, que atua na área continental de Vitória, e pelo Batalhão de Trânsito. Outras 50 foram distribuídas entre a Polícia Civil e a Polícia Científica.

Recursos avançados e proteção contra adulterações

Segundo o subsecretário de Comando e Inovação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Guilherme Pacífico, os dispositivos registram data, hora, geolocalização e identificação da câmera e do operador. As imagens contam com proteção de software que impede alterações.

“Elas registram latitude, longitude, operador, número da câmera, data e hora. As imagens produzidas não podem ser manipuladas”, afirmou Pacífico.

Além de auxiliar investigações e processos judiciais, o material captado também será usado para treinamento e procedimentos administrativos internos.

Botão de emergência e transmissão em tempo real

As câmeras registram abordagens, patrulhamentos e prisões, permitindo avaliar a legalidade e adequação das ações. De acordo com Pacífico, o equipamento também garante resposta mais rápida em situações críticas.

“O policial entendeu que a ferramenta veio para auxiliar. As câmeras permitem comunicação rápida entre equipes, acionamento de botão de emergência, transmissão em tempo real e recursos que ajudam a salvar vidas”, explicou.

O botão de alarme envia automaticamente a localização do policial que solicita apoio. A autonomia é de até 24 horas de uso contínuo.

Expansão prevista para setembro

O governo do Estado deve lançar no início de setembro um edital para contratar até 4.800 câmeras corporais, número suficiente para atender toda a demanda das forças de segurança.

“Esse número poderá suprir integralmente a demanda das nossas forças de segurança”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: