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Dia a dia

Entenda por que os bueiros são cobertos durante asfaltamento em VV

Essa abordagem técnica busca otimizar o processo de recapeamento, assegurando que os bueiros permaneçam acessíveis para manutenção

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Tampas de bueiros e o asfalto da rua

Tampa de bueiro. Foto: FreePik

Durante as obras de recapeamento em várias vias de Vila Velha, uma peculiaridade chamou a atenção: bueiros tapados com asfalto. Essa cena curiosa despertou questionamentos e preocupações sobre a eficiência do processo e a segurança das estruturas subterrâneas.

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Segundo a Secretária de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menera Cavalcante, esse procedimento faz parte de uma técnica específica adotada durante o recapeamento das vias. Sempre que há tampas de bueiros – chamados de Postos de Visitas (PV) – locais onde são realizadas as manutenções da macrogrenagem – estas são cobertas pelo asfalto e, posteriormente, são feitas as demarcações.

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Menara detalha que uma equipe retorna posteriormente para realizar a suspensão desses postos de visita, a fim de nivelá-los com o asfalto. Esse procedimento é padrão, uma vez que não é viável suspender os postos de visitas antes de determinar o nível em que o asfalto ficará, visando garantir a uniformidade e a qualidade da pavimentação.

Essa abordagem técnica busca otimizar o processo de recapeamento, assegurando que os bueiros – postos de visitas – não apenas permaneçam acessíveis para manutenção, mas também estejam nivelados ao novo pavimento, prevenindo possíveis problemas estruturais no futuro.

“Outra dúvida da população que chegou até a prefeitura foram as bocas de lobo. Quem passa e vê durante as obras, acha que elas foram cobertas pelo asfalto, mas não. Nós apenas tapamos elas com madeira para que o asfalto não caia dentro, evitando transtornos. Depois as tampas são retiradas”, explicou a secretária.

OBRAS NA RUA 15 DE NOVEMBRO

Nesta quarta-feira (10), teve início o serviço de recapeamento asfáltico na rua 15 de Novembro, uma das principais vias que liga o Centro à Praia da Costa, com extensão de 1,5 quilômetro. Para evitar transtornos no trânsito, a interdição será realizada por trechos.

Conforme explicado pela Secretária de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menera Cavalcante, as interdições ocorrem por trecho e, sempre que uma faixa da via é finalizada, o trânsito é liberado. A cada dia, serão interditados dois quarteirões, e tão logo a intervenção na primeira faixa desses quarteirões é concluída, o fluxo de veículos é normalizado.

A Prefeitura de Vila Velha orienta os moradores e motoristas a evitar estacionar nos locais interditados para não prejudicar o andamento da obra, identificados por demarcações com pirulitos e faixas zebradas.

Apesar de ser uma via de intenso tráfego, a Secretária acredita que os transtornos serão minimizados. A Guarda Municipal está atuando de forma próxima, monitorando o tráfego e orientando sobre os desvios que podem ser feitos.

Após a conclusão das obras na rua 15 de Novembro, o próximo alvo será a Castelo Branco. Entretanto, a Secretária informa que aguardam a conclusão das obras de uma estação de bombeamento do Canal Bigossi pelo governo do Estado, visando resolver problemas de alagamento na região do Terminal de Vila Velha. O objetivo é sincronizar os calendários das obras para uma transição fluida entre os projetos.

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