fbpx

Dia a dia

Entenda o tremor que assustou servidores do Fórum de Vila Velha

Engenheira civil do TJES constatou que não há problemas estruturais no prédio; tremores foram causados por equipamento de obra de pavimentação

Publicado

em

Fachada do Fórum de Vila Velha. Foto: Divulgação/TJES

Fachada do Fórum de Vila Velha. Foto: Divulgação/TJES

Tremores sentidos pelos servidores no prédio do Fórum de Vila Velha, localizado em Boa Vista, foram provocados por um equipamento de nome “rolo compactador”, que pesa 14 toneladas e está sendo usado na obra de pavimentação na rua atrás do prédio. A Secretaria de Engenharia, Gestão Predial e Manutenção de Equipamentos do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) constatou que não há problemas estruturais no Fórum de Vila Velha e atendimentos serão retomados nesta quinta-feira (23).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Fórum de Vila Velha foi evacuado preventivamente na tarde desta quarta-feira (22) após relatos de tremores e desabamento de placas de gesso nos tetos de alguns cartórios. Não houve tumulto e o prédio foi evacuado, após orientação do juiz diretor do foro, Flavio Moulin, de forma gradual e ordenada.

Após o setor de engenharia do TJES ser acionado, uma inspeção foi feita por uma engenheira civil. “A engenheira Angela realizou a inspeção visual na edificação, nos locais onde foram sentidos os tremores, o 2º e o 3º pavimentos (região abaixo da Secretaria do Foro que fica no 4º pavimento – região esta que não foi sentido tal tremor). Nessa inspeção visual não foi identificada nenhuma anomalia ou patologia de problemas estruturais que apontassem risco na edificação”, explicou em ofício.

Dando continuidade a inspeção, a engenheira fez uma pesquisa com os vizinhos do Fórum de Vila Velha, que também sentiram o tremor durante a execução da obra de pavimentação, que está em andamento na rua atrás do prédio. Nessa obra de pavimentação, que se encontra em andamento, está sendo utilizado um equipamento de nome “rolo compactador”, que pesa 14 toneladas e é utilizado para realizar a compactação do solo para receber a pavimentação.

Foi constatado pela engenheira civil do TJES que o tal equipamento está gerando esse transtorno em toda a vizinhança. Essa foi a razão para o tremor sentido no Fórum de Vila Velha. “Quanto a queda a placa de forro de fibra mineral, foi devido a uma infiltração que aconteceu no Salão do Júri, onde molhou algumas placas de forro que se quebraram com o excesso de umidade nas mesmas, não estando relacionado ao tremor sentido na edificação. Diante do exposto, encaminho este ofício para sua ciência, bem como para tranquilizar a todos os usuários da edificação, de que não há nenhum risco de queda do Fórum de Vila Velha”, dizia o ofício do TJES.