Dia a dia
Entenda o que muda no trânsito de ruas e avenidas de Itapuã
A Prefeitura de Vila Velha iniciou uma alteração no trânsito e a instalação de seis conjuntos semafóricos nas ruas Belo Horizonte e Santa Catarina
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Prefeitura de Vila Velha iniciou uma alteração no trânsito e a instalação de seis conjuntos semafóricos nas ruas Belo Horizonte e Santa Catarina, em Itapuã, Vila Velha. Cruzamentos que recebiam veículos em mão e contra mão passarão a ter apenas um fluxo possível.
O subsecretário de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, Major Rogério Gomes, garante que o objetivo é, principalmente, reduzir as interações nos cruzamentos, diminuindo o risco de acidentes. Além de menor risco de batidas, os pedestres também serão beneficiados, segundo ele.
No entanto, a implantação de um semáforo é uma decisão que acarreta impactos consideráveis, que podem vir a ser tanto positivos como negativos. E uma das maiores preocupações de quem passa pela região é o aumento no número de paradas, que pode ampliar o tempo de espera dos veículos e, consequentemente, provocar congestionamentos.
“Basicamente, o binário consiste em uma via que sobe, outra desce, e assim por diante. Essa normatização reduz os pontos de conflito nas interseções, a partir do momento que o motorista olha apenas para um lado. Isso normatiza o trânsito na região”, esclareceu o subsecretário.
Para o subsecretário os conjuntos semafóricos têm a intenção de normatizar as vias, e não atrapalhar a fluidez do trânsito na região. “O prefeito Arnaldinho Borgo tem nos pedido incansavelmente para que coloquemos muita tecnologia em nossa sinalização, incluindo o parque semafórico para evitar transtornos”, frisou.
Para dar mais segurança e fluidez no trânsito, há um projeto de instalação de botoeiras, que ajuda na travessia de pessoas com dificuldades de locomoção. Visando uma melhoria no trânsito, o objetivo é instalar controladores 4G, inteligentes, para permitir o melhor sincronismo semafórico da região de modo automático ou manual.
O subsecretário adiantou que, no dia 25 de novembro, deve ser realizado um pregão eletrônico que contempla novas soluções tecnológicas em todo o parque semafórico de Vila Velha. Ainda este ano, deve ser realizada a abertura da Alameda do Amor, em Itapuã, para melhorar o fluxo da orla na altura da Avenida Professora Francelina Carneiro Setúbal com a Rua Belo Horizonte.
A Secretaria de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha estuda ainda a implantações de outros binários semafóricos na Av. Saturnino Rangel Mauro, em Itaparica.
Semáforos instalados em Itapoã
