fbpx

Dia a dia

Entenda como surgiu o feriado de 1º de maio

Manifestações que começaram nos Estados Unidos serviram de inspiração para vários outros operários lutarem por direitos

Publicado

em

Manifestações da greve geral em 1917. Foto: Reprodução

Seja chamado de Dia do Trabalho, Dia do Trabalhador ou Festa do Trabalho, o que todo mundo sabe é que dia 1º de maio é feriado no Brasil e em outros 80 países. É uma data que celebra a conquista dos trabalhadores durante a história, homenageando quem faz a sociedade acontecer.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Dia do Trabalho surgiu por conta de uma greve geral operária que aconteceu em Chicago (EUA), em 1886. Naquela época, os trabalhadores lutavam por aumento de salário e diminuição da jornada de trabalho para 8h.

Conhecida como Revolta de Haymarket, a Federação Americana do Trabalho uniu milhares de operários nas ruas da cidade. No entanto, não foi muito bem vista pela polícia, gerando repressão policial. Essa repressão fez com que as manifestações se intensificassem nos dias seguintes.

No dia 04 de maio de 1886, durante um confronto dos operários contra os policiais, uma bomba explodiu, resultando em mortes e centenas de feridos. Os principais responsáveis pela manifestação foram condenados à forca ou à prisão perpétua.

Por conta disso, em 1889, foi instituído o Dia Internacional do Trabalho para homenagear os “Mártires de Maio”, que perderam a vida lutando pelo seus direitos.

No Brasil

No fim do século XIX, diversos operários já faziam manifestações no país em relação às condições de trabalho. Entretanto, foi só em 1917 que os movimentos sindicalistas e operários passaram a ganhar mais destaque.

Naquele ano, a cidade de São Paulo protagonizou uma das maiores greves gerais registradas no Brasil. Por dois meses, os trabalhadores lutaram por melhores condições de trabalho e conquistaram algumas reivindicações, como o aumento do salário.

A força do movimento foi tanta que, em 1924 no governo de Arthur Bernardes, foi acatada a sugestão de marcar o dia 1º de de maio como feriado nacional. No período da Era Vargas, por volta de 1940, o então presidente passou a utilizar a data como forma de autopromoção por meio de discursos.

Também sob o governo de Vargas, os trabalhadores brasileiros conquistaram novos direitos como a instituição do salário mínimo e a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Trabalho ou trabalhador?

É comum ver pessoas falando Dia do Trabalho e outras falando Dia do Trabalhador. Alguns podem se confundir, achando que um ou o outro está errado, mas na realidade, não há um certo ou errado nesse caso.

Nos últimos anos, vêm se utilizando mais o “Dia do Trabalhador” para fazer referência a quem merece ser celebrado. No caso do Brasil, as duas formas de falar são utilizadas sem nenhum problema.