Dia a dia
Entenda como será a obra de engordamento da Curva da Jurema
A obra de engordamento na Curva da Jurema deve começar a partir de abril e tem prazo de três meses para conclusão
Em entrevista à Rádio BandNews, o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, detalhou como será a obra de engordamento que será feita na orla da Praia do Canto e também na Curva da Jurema. A região voltou a ser atingida pela erosão que já reduziu consideravelmente a faixa de areia no local.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Perin avisou que as obras devem durar um prazo de 90 dias e que neste período comerciantes e frequentadores das praias serão avisados sobre a intervenção para que haja menor impacto possível nas atividades esportivas e comerciais.
Segundo o secretário, a Praia do Canto é a área onde a erosão está em fase mais crítica, com o mar chegando próximo à restinga. Mas próximo aos bares e restaurantes da Curva da Jurema também há ponto em que houve redução da faixa de areia.
Ouça a entrevista na íntegra:
A partir de abril, as dragas que vão retirar a areia do mar já devem começar os trabalhos. Perin explicou também que é uma obra que foi feita a partir de um estudo para definir qual tipo de areia poderia ser utilizada para o engordamento.
O início da obra foi planejado justamente em um período de baixa temporada para que houvesse menor impacto para os banhistas e frequentadores da praia. A previsão é de que a nova faixa de areia seja mantida pelo menos em um prazo entre 10 e 15 anos.
Em 2020, a prefeitura da Capital concluiu uma obra de engordamento, mas o problema voltou a preocupar banhistas e comerciantes da região.
Na época, foram utilizados 50 mil metros cúbicos de areia em 430 metros na praia e foram mobilizadas duas dragas, embarcações que pegam areia do fundo do mar e levam até a costa. Com a obra, a praia ganhou quase 40 metros de largura.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui