Dia a dia
Engenheiro é detido em disputa de racha em Vitória
Além do engenheiro, outro motorista também foi detido pelo racha. Os dois foram flagrados durante blitz
Dois motoristas, entre eles um engenheiro de Minas Gerais, foram detidos enquanto participavam de um racha na Avenida Adalberto Simão Nader, no Bairro República, durante a madrugada desta sexta-feira (17). A ação aconteceu no contexto de uma blitz realizada pela Guarda Civil Municipal de Vitória, em parceria com o Detran-ES e a Polícia Civil, com o objetivo de combater o transporte clandestino no aeroporto de Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Durante a blitz, os veículos Audi e UP foram flagrados entrando na pista em direção à Praia de Camburi. “Os dois carros passaram em alta velocidade no sentido contrário ao primeiro ponto de bloqueio, alternando faixas de trânsito e disputando corrida. A equipe do segundo ponto de bloqueio foi acionada imediatamente e conseguiu realizar a abordagem”, relatou o inspetor Pinheiro, do Grupamento Tático Operacional (GTO).
O engenheiro de 26 anos, natural de Minas Gerais, dirigia o Audi, enquanto um analista de sistemas de 22 anos estava ao volante do UP, que possuía motor adulterado para aumento de potência. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Delitos de Trânsito, e os veículos foram apreendidos.
Além disso, os motoristas foram autuados por infração gravíssima de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade inclui multa de R$ 2.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
A prática de racha, além de ilegal, representa um alto risco para todos os usuários da via. O inspetor Pinheiro ressaltou: “A disputa de velocidade entre veículos em uma via pública não coloca em perigo apenas os motoristas envolvidos, mas também pedestres, ciclistas e outros condutores. É uma conduta extremamente perigosa e irresponsável.”
Irregularidades
Ao longo da blitz, 58 veículos foram abordados e 39 infrações foram registradas. As infrações mais comuns incluíram: condução com licenciamento vencido (5 registros), veículos com sistemas de iluminação e sinalização alterados (4), recusa ao teste do etilômetro (3), transporte remunerado não autorizado (3), uso de calçado inadequado (3) e veículos em mau estado de conservação (3). Além disso, dois casos de disputa de corrida em via pública foram detectados, totalizando cinco veículos removidos ao pátio.
A operação ocorreu na Avenida Adalberto Simão Nader, no bairro República, e teve como alvo motoristas clandestinos atuando nas áreas de embarque e desembarque do aeroporto.
O gerente de fiscalização do Detran|ES, Jederson Lobato, destacou a importância de ações como esta para a segurança viária. “Nosso foco está no combate ao transporte clandestino de passageiros e na identificação de infrações e crimes de trânsito, como dirigir sob influência de álcool. Essas condutas têm potencial para causar acidentes graves e até mortes. A missão dos órgãos de segurança viária é proteger vidas e reduzir a violência no trânsito do Estado”, explicou.
O delegado da DDT, Joel Lyrio Junior, enfatizou que o transporte clandestino será combatido com rigor. “A operação é parte do programa Estado Presente e visa reprimir delitos de trânsito. Hoje, concentramos esforços no aeroporto para coibir práticas irregulares que colocam passageiros em risco, além de agir contra condutores alcoolizados e outras infrações que comprometem a segurança. Essas medidas são essenciais para salvar vidas”, afirmou.
O Inspetor Charles de Marchi, coordenador do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Guarda Civil Municipal, ressaltou os riscos do transporte clandestino no aeroporto. “Identificamos essa prática ilegal no local, que ameaça a segurança dos passageiros. Nosso objetivo é garantir a segurança no trânsito e preservar vidas”, concluiu.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui