fbpx

Dia a dia

Enem: aluna de escola pública que tirou nota mil na redação é de Muqui

Segundo o Inep, em todo o Brasil, apenas quatro estudantes que tiraram nota mil na redação vieram de escolas públicas. Amanda está entre elas

Publicado

em

A estudante Amanda Teixeira Zampiris foi uma das 60 brasileiras que conquistaram a nota máxima na redação do Enem em 2023. No Espírito Santo, A capixaba estuda no EEEFM Marcondes de Souza, em Muqui. No Espírito Santo, apenas dois alunos tiraram nota mil na prova.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em todo o Brasil, apenas quatro estudantes que tiraram nota mil na redação vieram de escolas públicas. Amanda está entre elas.

RESULTADO

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser acessados por meio da Página do Participante, utilizando o loguin único da plataforma gov.br. As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram.

Durante entrevista coletiva sobre a realização do exame, o ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre a participação dos estudantes da rede pública e ressaltou que, haverá um valor, dentro da lei que prevê a bolsa do ensino médio, a ser sancionada nesta terça, para incentivar o candidato a fazer a prova do Enem neste ano.
De acordo com o Inep, houve aumento na adesão desses alunos em relação ao ano anterior. Em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio fizeram o exame. Em 2023, esse percentual subiu para 46,7%.

Segundo o Ministério da Educação, as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas – serão divulgadas em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram da prova.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui