Dia a dia
Em um ano, 156 pessoas morreram em acidentes com aeronaves no Brasil
2024 bateu recorde da década com o maior número de desastres com vítimas, totalizando 44 acidentes
![Acidentes com aeronaves bateram recorde no último ano. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/voepass1.jpg)
Acidentes com aeronaves bateram recorde no último ano. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
A queda de um avião em São Paulo nesta sexta-feira (7) elevou o número de mortes em acidentes com aeronaves desde 2024. Ao todo, 156 pessoas morreram em quedas de aeronaves desde janeiro do último ano.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
2024 bateu recorde da década com o maior número de desastres com vítimas, totalizando 44 acidentes. Cerca de 80% dos acidentes envolveram voos particulares e agrícolas. Neste ano, dois acidentes já ganharam destaques nacionais.
Além do acidente ocorrido nesta sexta, que matou duas pessoas e deixou seis feridos, o estado de São Paulo já havia registrado outro incidente de avião neste ano. Um avião de pequeno porte ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo e explodiu na Praia do Cruzeiro no dia 9 de janeiro. Uma pessoa morreu e pelo menos outras quatro ficaram feridas.
Em agosto de 2024, o acidente que mais chamou atenção no ano matou 62 pessoas em Vinhedo (SP). A aeronave da Voepass saiu de Cascavel em direção a Guarulhos e após mais de 1h de voo caiu numa região residencial da cidade. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a queda aconteceu por perda súbita de altitude.
Outros acidentes
Em 2024, o ano começou com a queda de um helicóptero no Lago de Furnas, em Capitólio (MG). O acidente registrado no dia 2 de janeiro, fez uma vítima: Vanilton Alves Balieiro, de 44 anos. Também no dia 2, um helicóptero agrícola caiu numa fazenda em Bela Vista do Maranhão. José Rondinelle, de 43 anos, era o único na aeronave e morreu na hora.
No fim de janeiro, um avião com sete pessoas caiu em Itapeva (MG). Todos os ocupantes morreram. Outra queda de helicóptero aconteceu em Ouro Preto (MG) e deixou seis vítimas. Os bombeiros que estavam nesse helicóptero estavam em missão de resgate de um outro acidente que deixou uma pessoa morta.
*Com informações de Metrópoles e CNN.
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2019/06/logo-es360.png)