Dia a dia
Em duas semanas, quatro casos de violência de Pm’s repercutem no país
Os casos aconteceram em São Paulo e numa cidade da Grande Recife, mas chamaram atenção de todo o país principalmente por conta da brutalidade dos fatos
Em menos de duas semanas, pelo menos quatro casos ganharam repercussão por conta dos atos violentos cometidos por policiais militares. Três dos espisódios aconteceram no estado de São Paulo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ainda em novembro, um homem foi morto a tiros após tentar furtar pacotes de sabão em um mercado. Já em dezembro, em apenas três dias, foram registrados casos de assassinatos pela vítima estar, supostamente, agressiva, falta de pagamento de corrida de aplicativo e corpo jogado dentro de um rio.
Os vídeos abaixo mostram o momento de cada um dos assassinatos ocorridos. As imagens podem ser consideradas fortes.
Furto de sabão (SP)
Um homem foi morto a tiros por um policial militar após ser acusado de furtar quatro pacotes de sabão em um mercado no Jardim Prudência, Zona Sul de São Paulo. O caso aconteceu na noite do dia 3 de novembro e foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento. As cenas foram divulgadas há poucos dias.
A vítima, Gabriel Renan da Silva Soares, de 26 anos, foi baleada pelas costas pelo PM Vinícius Lima Brito, que estava de folga no momento do crime. Segundo as imagens, o policial sacou a arma e disparou várias vezes após ver Gabriel sair da loja sem pagar pelos produto.
A Secretaria de Segurança Pública informou que o policial foi afastado das funções enquanto o caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As imagens das câmeras de segurança foram anexadas ao inquérito e estão sendo analisadas.
Ver essa foto no Instagram
Comportamento “agressivo” (SP)
Um estudante morreu após ser baleado por um policial militar dentro de um hotel na Vila Mariana, São Paulo, na madrugada do último dia 20 de novembro. O jovem, identificado como Marco Aurélio Cardenas Acosta, chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu.
De acordo com o boletim de ocorrência, a polícia foi chamada ao local devido a um comportamento descrito como “alterado e agressivo” do estudante. Os policiais afirmaram que Marco Aurélio resistiu à abordagem e entrou em confronto físico com a equipe.
Durante a confusão, o estudante teria tentado tomar a arma de um dos agentes, segundo o registro policial. Diante da situação, um dos soldados disparou contra o jovem. A arma usada, uma pistola Glock calibre .40, foi apreendida para análise. O local passou por perícia e o caso foi registrado como homicídio decorrente de intervenção policial.
Os policiais envolvidos foram afastados de suas funções até a conclusão das investigações. A Corregedoria da Polícia Militar acompanha o caso para avaliar a conduta dos agentes.
🚨 Veja momento em que PM mata estudante de medicina em SP
Marco Aurélio Cardenas Acosta, estudante de medicina da Anhembi Morumbi, foi baleado por um policial militar na madrugada de quarta-feira (20), após uma abordagem em um hotel na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. O… pic.twitter.com/zCewTqPTY2
— X Notícias (@XNoticias_) November 21, 2024
Corrida de aplicativo (Grande Recife)
Um motociclista de aplicativo foi morto a tiros por um policial militar após uma discussão ao final de uma corrida em Camaragibe, no Grande Recife. O crime ocorreu no domingo (1), no bairro Alberto Maia. A vítima, Thiago Fernandes Bezerra, de 23 anos, morreu no local.
Segundo o boletim de ocorrência, o policial militar Venilson Cândido da Silva, de 50 anos, atirou em Thiago após uma breve discussão. Imagens mostram o momento em que o PM desce da moto e dispara contra o jovem.
Após o disparo, Venilson foi espancado por outros motociclistas e moradores que estavam na região. O policial foi encontrado dentro de um ônibus próximo ao local do crime e agredido com capacetes até a chegada de uma viatura da Polícia Militar, que o encaminhou a um hospital.
Venilson foi preso em flagrante e autuado por homicídio. O revólver calibre 38 usado no crime foi apreendido. Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), ele responderá a um processo administrativo, que pode resultar na sua expulsão da corporação.
Policial que matou mototaxista para não pagar R$7, da corrida recebeu a resposta da população em Camaragibe – Pernambuco na Grande Recife.
Um covarde, um animal que não merece viver em sociedade jamais. pic.twitter.com/flRFmMbdDq
— RayD (@rayhdiniz) December 2, 2024
Jogado da ponte (SP)
Um policial militar foi flagrado jogando um homem de uma ponte na Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo, na madrugada de segunda-feira (2). O caso foi registrado em vídeo e gerou repercussão.
Nas imagens, quatro policiais aparecem na cena. Um deles, membro das Rondas Ostensivas com Apoio de Motos (Rocam), segura o homem pelas costas, levanta-o pelas pernas e o arremessa de uma altura considerável. Outro vídeo mostra um corpo boiando em um córrego próximo, mas ainda não há confirmação se se trata da mesma pessoa.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou o afastamento de 13 policiais envolvidos no caso, incluindo o agente que aparece no vídeo. Em nota, a instituição repudiou a ação e garantiu a abertura de um inquérito para apurar responsabilidades. A SSP destacou que todas as medidas legais serão tomadas e que os envolvidos poderão responder a processos disciplinares e criminais.
Policial joga homem em rio após abordagemhttps://t.co/hTOwd6QUTf pic.twitter.com/hGoQ0fVFNt
— Daltro Emerenciano Instagram @blogdedaltroemerenci (@BlogdeDaltro) December 3, 2024
*Com informações de Metrópoles, CNN e g1.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui