fbpx

Dia a dia

Duas novas frentes frias devem atingir o ES ainda em abril; veja quando

Próximos sistemas serão menos intensos, mas podem provocar nova queda de temperatura no Estado

Publicado

em

Frente fria na orla de Camburi, em Jardim da Penha, Vitória

Frente fria na orla de Camburi, em Jardim da Penha, Vitória. Foto: Danielli Saquetto

Depois de dias marcados por calor intenso, os capixabas finalmente puderam tirar os casacos do armário com a chegada de uma frente fria que derrubou as temperaturas no Espírito Santo no primeiro fim de semana de abril. E a previsão é de que mais duas frentes frias devem passar pelo estado ainda neste mês.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo a Climatepo, a grande massa de ar frio de origem polar que atingiu o Brasil no último fim de semana avançou pelo centro-sul e chegou à região Sudeste, alterando o padrão de temperatura em diversas cidades capixabas, embora sem estabelecer recordes.

Quando as novas frentes frias vão chegar?

O meteorologista da Climatempo Guilherme Borges revelou que a segunda frente fria deve atuar entre os dias 21 e 23 de abril, e uma terceira entre 27 e 30 de abril. A expectativa é de que essas novas incursões de ar polar provoquem queda nas temperaturas, mas de forma mais moderada do que a registrada neste início de mês.

Esses sistemas devem trazer menos chuva e uma redução térmica menos acentuada, mas suficiente para manter o clima mais ameno em várias regiões do Espírito Santo, especialmente durante as madrugadas e manhãs.

Oscilações de outono

O comportamento do clima é típico do outono, estação marcada por maior variabilidade nas temperaturas e pela atuação mais frequente de massas de ar frio, que ganham força principalmente a partir da segunda quinzena de abril.

Com a chegada dessas novas frentes frias, moradores da Grande Vitória e do interior devem continuar sentindo os efeitos de um clima mais fresco, alternado com dias de sol e calor mais leve.

LEIA MAIS: