Dia a dia
1º de abril: conheça os tipos de trotes mais comuns no Ciodes
No Dia da Mentira o número de trotes aumenta. Só este ano, o Ciodes já recebeu mais de 34 mil ligações consideradas trotes
“Alô? É do Ciodes? Estou ligando porque está acontecendo um tiroteio aqui na minha rua. Preciso de uma viatura urgente”. Essa é uma frase comum de ser ouvida no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), mas que nem sempre é verdadeira e se trata de um trote.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ligações com falsas ocorrências acontecem com frequência na Ciodes. E no Dia da Mentira, que acontece nesta segunda-feira , 1º de abril, o número de ocorrências normalmente fica um pouco mais elevado.
Para se ter uma ideia, só este ano foram mais de 34 mil pessoas fazendo esse tipo de “brincadeira” com os atendentes. Uma média de 394 trotes por dia.
Crianças, pessoas com deficiência intelectual, usuárias de drogas ou embriagadas estão entre os perfis que insistem em passar trote para os serviços de emergência, segundo informou o coronel Muniz.
De acordo com o coronel Marcelo Muniz, gerente do Ciodes, comunicados de falsos acidentes e tentativas de homicídios também estão no ranking dos trotes mais comuns. “Esses são os mais perigosos por que além de ocupar o atendimento, demanda o acionamento dos serviços operacionais como viaturas e policiais para a falsa ocorrência. Trote é algo sério”, reforçou.
Com um potencial menos inofensivo, alguns trotes são facilmente identificados pelos atendentes do Ciodes pela entonação de voz, risos, expressões ditas pelo interlocutor e verbalização inadequada são características de quem está passando um trote. Neste caso, o procedimento é desligar imediatamente a ligação.
“A orientação da Sesp [Secretaria estadual de Segurança] é que as pessoas compreendam e entendam que o 190 é para pessoas que precisam de auxílio e quando estão necessitando de ajuda urgente de algo que esteja acontecendo naquele momento”, concluiu.
Mais ligações falsas
A Secretaria de Saúde informa que, em média, 15% das chamadas feitas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) são trotes. A Sesa esclarece que na maioria dos casos, as equipes do Samu192 não chegam a receber a informação de localização, pois a chamada já é identificada como trote logo no início pelo telefonista auxiliar da Regulação Médica.
O Samu registrou mais de 4.3 mil trotes feitos de um mesmo número de telefone no Espírito Santo entre 2019 e 2023, uma média de dois trotes por dia. Só que o trote está longe de ser uma brincadeira, porque é crime. A advogada Layla Freitas explica quais as punições para essa prática.
São duas tipificações criminais que podem ser incluídas nesse caso. Um deles fala sobre atrapalhar e dificultar a comunicação de ordem pública, e o outro é sobre informar um crime falso. As penas podem ser de multa ou prisão.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui