fbpx

Dia a dia

Dezenas de meteoros poderão ser observados a partir de segunda-feira

Entre os dias 21 e 22 de abril, os céus do Brasil poderão ser cenário de dezenas de meteoros por hora. O fenômeno poderá ser observado a olho nu

Publicado

em

chuva de meteoros, astronomia

Chuva de meteoros Líridas é um dos mais antigos registrados. Foto: Freepik

O ano de 2025 tem sido movimentado para quem acompanha eventos astronômicos. Após o alinhamento planetário em fevereiro e o eclipse lunar em março, abril traz um novo espetáculo: a chuva de meteoros Líridas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Entre os dias 21 e 22 de abril, os céus do Brasil poderão ser cenário de dezenas de meteoros por hora. O fenômeno poderá ser observado a olho nu, especialmente antes do nascer do sol. Em condições ideais, é possível ver entre 10 e 20 meteoros por hora.

As Líridas estão entre as chuvas de meteoros mais antigas registradas. Há relatos de sua observação há mais de 2.700 anos. Elas têm origem nos detritos deixados pelo cometa C/1861 G1 (Thatcher). Quando a Terra cruza esse rastro, os fragmentos queimam na atmosfera, formando os rastros luminosos no céu.

Para uma boa observação, é essencial buscar lugares escuros, com pouca ou nenhuma iluminação artificial. Este fenômeno pode ser admirado sem a necessidade de equipamentos especiais, bastando apenas olhar para o céu. Além disso, aplicativos como Sky Safari e Stellarium ajudam a localizar o ponto de origem dos meteoros.

Embora o fenômeno possa ser visto no Brasil, ele será mais intenso no Hemisfério Norte. Mesmo assim, em cidades do interior ou áreas afastadas de centros urbanos, a experiência pode ser marcante. Outro ponto interessante é que, apesar do pico estar previsto para os dias 21 e 22, as Líridas poderão ser vistas até o dia 25 de abril.

Em anos anteriores, já foram registradas “explosões de meteoros” durante o evento. Nestes casos raros, o número de meteoros aumenta de forma inesperada, criando um espetáculo ainda mais impressionante para os observadores atentos.