fbpx

Dia a dia

Desfile de planetas: fenômeno raro poderá ser visto nesta sexta

Sete planetas estarão visíveis no céu em um raro evento astronômico que só deve se repetir no próximo século

Publicado

em

Popularmente chamado de "Desfile de Planeta", fenômeno acontece nesta sexta. Foto: Reprodução/Star Walk

Popularmente chamado de “Desfile de Planetas”, fenômeno acontece nesta sexta. Foto: Reprodução/Star Walk

Um raro evento astronômico promete encantar os observadores do céu neste mês. Nesta sexta-feira (28), sete planetas do Sistema Solar estarão visíveis ao mesmo tempo. O fenômeno, conhecido como “desfile de planetas”, ocorre algumas vezes por século e poderá ser registrado em diversas partes do mundo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser vistos a olho nu. Já Urano e Netuno exigirão o uso de binóculos ou telescópios. Mercúrio também entrará na formação, aparecendo próximo ao horizonte ao entardecer.

Para que a observação seja possível, o céu precisa estar escuro o suficiente. Isso ocorre quando o Sol está pelo menos 6 graus abaixo do horizonte, no início do crepúsculo náutico. Além disso, os planetas devem estar a pelo menos 6 graus acima do horizonte para serem visíveis. Locais com pouca poluição luminosa e céu limpo oferecem as melhores condições para acompanhar o fenômeno.

Por que os planetas ficam alinhados?

O chamado “desfile de planetas” acontece porque todos seguem uma trajetória semelhante no céu, conhecida como eclíptica. No entanto, esse não é um alinhamento planetário verdadeiro. Os planetas não estarão perfeitamente alinhados em uma reta, apenas visíveis ao mesmo tempo no céu.

O evento ocorre devido ao movimento de translação dos planetas ao redor do Sol. Como cada um tem um tempo diferente de órbita, suas posições variam até que fiquem do mesmo lado da estrela. Enquanto Mercúrio leva 88 dias para completar sua órbita, Netuno, o mais distante, precisa de 165 anos terrestres.

Dicas para melhor visualização

Os astrônomos recomendam o uso de aplicativos como Stellarium e Star Walk 2 para ajudar na localização dos planetas. Para uma experiência ideal, é importante buscar um local com o horizonte livre de obstáculos e sem nuvens.

Além disso, a observação de Saturno e Mercúrio exige agilidade. Esses planetas estarão visíveis por poucos minutos após o pôr do Sol antes de desaparecerem no horizonte. Já Urano e Netuno só poderão ser identificados com auxílio óptico.