Dia a dia
Desfile de 7 de setembro terá helicópteros e navio na Baía de Vitória
O desfile será no Centro de Vitória e terá a participação de 1.2 mil militares e cerca de 1.5 mil estudantes
O tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência já tem horário e local definidos. Assim como aconteceu em 2022, a festividade será no Centro de Vitória, nas proximidades da Praça Pio XII.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O desfile está marcado para começar às 9 horas, mas a festa começa antes. De acordo com o secretário chefe da Casa Militar, Coronel Aguiar, às 8 horas, haverá uma apresentação de rapel. “O helicóptero do Notaer vai parar em frente ao palanque e um integrante vai descer de rapel em uma embarcação da Marinha. Quem estiver nas arquibancadas, neste trecho, vai poder acompanhar esse espetáculo”, explicou.
Aproximadamente 1.2 mil militares participarão da cerimônia. Além deles estão presentes: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), escolas de todos os municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), escoteiros e Defesa Civil de Vitória.
O desfile será divido em três momentos, com apresentações por terra, água e ar. Tudo começa no céu, com quatro helicópteros (três do Notaer e um da Marinha do Brasil).
Depois a festa será no mar. Segundo Coronel Aguiar, um dos destaques será um navio da patrulha oceânica, uma grande embarcação que promete encantar o público.
Por fim, haverá o desfile terrestre. “Nós vamos começar com as escolas e instituições civis, para dar oportunidade desses alunos (que estarão devidamente acompanhados dos pais) poderem assistir os desfiles das forças armadas e forças de segurança”, comentou.
Tropa do Rio de Janeiro
Uma tropa do Rio de Janeiro também participará do da festa. “Pela Marinha teremos 40 aspirantes da Escola Naval, que são os futuros oficiais da Marinha do Brasil. E 40 fuzileiros navais. Pelo Exército teremos 40 cadetes da Amam, a Academia Militar das Agulhas Negras”, detalhou o coronel.
Trânsito
Para a realização do desfile o trânsito será interditado a partir das 5 horas da manhã da quinta-feira (7). Os veículos terão que passar pelas avenidas Governador Bley, Princesa Isabel e Vitória e para as ruas Dom Bosco e Henrique Novaes, além de demais vias adjacentes.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui