Dia a dia
Deputado propõe novo programa de redistribuição de medicamentos
Projeto de Lei tem o objetivo de que pessoas que não tem condições de comprar os remédios possam receber por meio de doações

Proposta é do deputado Sergio Meneguelli. Foto: Pexels/Pixabay
O deputado Sergio Meneguelli, do Republicanos, propôs a criação da Farmácia Solidária, um projeto com o objetivo de incentivar a população a doar medicamentos que não são mais necessários mas que ainda estão dentro da validade.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O Projeto de Lei 372-2023 prevê que o programa receba doações de remédios não utilizados provenientes de hospitais, empresas farmacêuticas, profissionais de saúde, clínicas e população em geral.
A ideia é que os medicamentos em condições sanitárias estabelecidas pelas normas regulamentares e dentro do prazo de validade possa auxiliar pessoas que não tem condições financeiras de comprá-los.
A distribuição dos remédios doados será feita sob responsabilidade técnica de um farmacêutico após fazer um controle da integridade do produto. Junto a isso, o poder Executivo tem a função de estabelecer as diretrizes para o funcionamento do programa.
A Farmácia Solidária será um serviço complementar às farmácias do Sistema Único de Saúde para garantir acesso a medicamentos de acordo com os princípios de universalização, equidade e integralidade, além de estimular o reaproveitamento de remédios que ficam nas casas “parados”
O autor ressalta que o objetivo é racionalizar o uso dos produtos, visando tornar o acesso o mais equitativo possível. O deputado acrescenta que o projeto tem como propósito reduzir os consideráveis desperdícios de fármacos que ocorrem em todo o território e que causam significativos impactos ao meio ambiente, à fauna, à flora e a todos os habitantes.
Farmácia Cidadã
No Brasil, já existe a Farmácia Cidadã que tem o objetivo de ampliar o acesso aos medicamentos para aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos pacientes que fazem uso de remédios de alto custo e que tem dificuldade de ter acesso a esses medicamentos.
Os medicamentos disponíveis nas Farmácias Cidadãs Estaduais fazem parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS. Esse componente é caracterizado pela busca em garantir a integralidade do tratamento medicamentoso, oferecendo cuidados em nível ambulatorial.
Confira as farmácias na Grande Vitória:
Cariacica (Metropolitana)
- Endereço: BR 262, Km 0, Bairro: Jardim América
- Horário de Atendimento da farmácia: 7h às 17h
- Horário de distribuição de senhas: 7h às 15h
Serra
- Endereço: Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Bairro: Portal de Jacaraípe
- Horário de Atendimento da farmácia: 7h às 17h
- Horário de distribuição de senhas: 7h às 15h
Vila Velha
- Endereço: Avenida Luciano das Neves, 1964 – Bairro: Divino Espírito Santo
- Horário de Atendimento da farmácia: 7h às 17h
- Horário de distribuição de senhas: 7h às 15h
Vitória
- Endereço: Avenida Cezar Hilal, 1418 – Bairro: Praia do Suá
- Horário de Atendimento da farmácia: 7h às 17h
- Horário de distribuição de senhas: 7h às 15h
