fbpx

Dia a dia

Deputado propõe novo programa de redistribuição de medicamentos

Projeto de Lei tem o objetivo de que pessoas que não tem condições de comprar os remédios possam receber por meio de doações

Publicado

em

Pelo projeto de lei, os produtos devem estar relacionados ao combate ao novo coronavírus e devem ser validados por autoridades estrangeiras. Foto: Pexels/Pixabay

Proposta é do deputado Sergio Meneguelli. Foto: Pexels/Pixabay

O deputado Sergio Meneguelli, do Republicanos, propôs a criação da Farmácia Solidária, um projeto com o objetivo de incentivar a população a doar medicamentos que não são mais necessários mas que ainda estão dentro da validade.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Projeto de Lei 372-2023 prevê que o programa receba doações de remédios não utilizados provenientes de hospitais, empresas farmacêuticas, profissionais de saúde, clínicas e população em geral.

A ideia é que os medicamentos em condições sanitárias estabelecidas pelas normas regulamentares e dentro do prazo de validade possa auxiliar pessoas que não tem condições financeiras de comprá-los.

A distribuição dos remédios doados será feita sob responsabilidade técnica de um farmacêutico após fazer um controle da integridade do produto. Junto a isso, o poder Executivo tem a função de estabelecer as diretrizes para o funcionamento do programa.

A Farmácia Solidária será um serviço complementar às farmácias do Sistema Único de Saúde para garantir acesso a medicamentos de acordo com os princípios de universalização, equidade e integralidade, além de estimular o reaproveitamento de remédios que ficam nas casas “parados”

O autor ressalta que o objetivo é racionalizar o uso dos produtos, visando tornar o acesso o mais equitativo possível. O deputado acrescenta que o projeto tem como propósito reduzir os consideráveis desperdícios de fármacos que ocorrem em todo o território e que causam significativos impactos ao meio ambiente, à fauna, à flora e a todos os habitantes.

Farmácia Cidadã

No Brasil, já existe a Farmácia Cidadã que tem o objetivo de ampliar o acesso aos medicamentos para aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos pacientes que fazem uso de remédios de alto custo e que tem dificuldade de ter acesso a esses medicamentos.

Os medicamentos disponíveis nas Farmácias Cidadãs Estaduais fazem parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS. Esse componente é caracterizado pela busca em garantir a integralidade do tratamento medicamentoso, oferecendo cuidados em nível ambulatorial.

Confira as farmácias na Grande Vitória:

Cariacica (Metropolitana)

  • Endereço: BR 262, Km 0, Bairro: Jardim América
  • Horário de Atendimento da farmácia: 7h às 17h
  • Horário de distribuição de senhas: 7h às 15h

Serra

  • Endereço: Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Bairro: Portal de Jacaraípe
  • Horário de Atendimento da farmácia: 7h às 17h
  • Horário de distribuição de senhas: 7h às 15h

Vila Velha

  • Endereço: Avenida Luciano das Neves, 1964 – Bairro: Divino Espírito Santo
  • Horário de Atendimento da farmácia: 7h às 17h
  • Horário de distribuição de senhas: 7h às 15h

Vitória

  • Endereço: Avenida Cezar Hilal, 1418 – Bairro: Praia do Suá
  • Horário de Atendimento da farmácia: 7h às 17h
  • Horário de distribuição de senhas: 7h às 15h