fbpx

Dia a dia

Dengue: confira os bairros de Vila Velha e Serra com maior incidência

Alguns bairros da Grande Vitória, segundo as prefeituras, têm exigido atenção especial por concentrarem, no momento, mais casos de dengue

Publicado

em

Aedes aegypti pousado na pele de uma pessoa. Esse é o mosquito transmissor da dengue.

Aedes aegypti é transmissor da dengue. Foto: Divulgação

O Espírito Santo registrou 19.088 casos prováveis de dengue entre o período de 31 de dezembro de 2023 e 10 de fevereiro deste ano, segundo boletim epidemiológico Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Alguns bairros da Grande Vitória, segundo as prefeituras, têm exigido atenção especial por concentrarem, no momento, mais casos da doença.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

SERRA

Na Serra está com incidência média de casos de dengue, onde são registrados 236,53 a cada 100 mil habitantes. Para prevenção, em fevereiro, foi finalizado o 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2024 para traçar um mapa dos pontos mais focos e criar estratégias para exterminar os criadouros. Veja os bairros com maior quantidade de casos identificados entre os dias 4 a 10 deste mês:

Planalto Serrano (121);
Jardim Carapina (92);
Jardim Tropical (64);
Feu Rosa (58);
Novo Horizonte (46).

Ainda segundo a Secretaria de Saúde da Serra, entre ações reforçadas está o combate a dengue envolvendo a comunidade e realizado, especialmente, aos finais de semana, com visitas domiciliares. O objetivo é reduzir as pendências e acessar imóveis fechados nos dias úteis. Nas visitas, são eliminados focos do mosquito, e o residente também é instruído a fazer o mesmo em sua casa.

> Saiba quais remédios são contraindicados em caso de dengue

Vale ressaltar que em todo município as atividades dos Agentes de Combate à Endemias da Serra continuam de forma regular e contínua com serviços como: colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; bloqueios de acordo com os casos notificados; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

VILA VELHA

Vila Velha, de acordo com o último Boletim Epidemiológico, até o dia 3 de fevereiro de 2024 notificou um total de 755 casos de dengue na cidade, sem óbitos. Classificado como incidência média, sendo 194,88 casos possível por 100 mil habitantes. Veja os bairros com maior notificação:

Praia da Costa (40);
Glória (34);
Ataíde (30);
Cobilândia;
Nova Cobilândia (28);
Itapuã (27).

VITÓRIA

Apesar de classificada em incidência alta, com 443,34 notificações a cada 100 mil habitantes, Vitória não informou quais são os bairros com maior número de casos de dengue. Por meio de nota, disse que em 2024, foram notificados 2.322 casos de dengue, sem registro de óbitos. Em 2023, foram notificados 20.356 casos de dengue, com seis óbitos confirmados pela doença. Comparando o mesmo período deste ano com o do ano passado, há uma redução de 32,8% nos casos de dengue.

> Tire as principais dúvidas sobre a vacinação contra dengue

“A PMV realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros utilizando larvicidas biológicos, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156”, pontuou a Prefeitura de Vitória.

CARIACICA

A Prefeitura de Cariacica disse que não tem como destacar os bairros com maior número de casos no momento. No município, foram notificados até esta segunda-feira (19), 965 casos, sendo que apenas 31 foram confirmados e 12 pessoas precisaram de internação.

Em todo o ano de 2023, Cariacica registrou 13.804 notificações, sendo 8.543 confirmados. Desse total, cinco vieram a óbito. Foram 350 internações.

A Prefeitura de Cariacica informa que está fortalecendo as ações de combate ao mosquito através dos agentes de combate à endemias e conscientizando a população de que a dengue é uma responsabilidade de todos. Além disso, o município realizou no dia 6 de fevereiro um treinamento para médicos e enfermeiros sobre o manejo clínico da dengue

MORTES NO ESPÍRITO SANTO

Foram confirmados dois mortos entre o período de 31 de dezembro de 2023 e 10 de fevereiro deste ano no Espírito Santo. O primeiro caso foi um menino de 6 anos que foi a óbito em Linhares. Na última semana, uma morte foi confirmada no município de Laranja da Terra. Não há informação de mortes em investigação de acordo com o boletim epidemiológico.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui