fbpx

Dia a dia

Delegado vira embaixador de projeto contra maus-tratos a animais

O delegado Leandro Piquet foi nomeado embaixador do projeto nacional “Cadeia para Maus-Tratos”

Publicado

em

O delegado Leandro Piquet foi nomeado embaixador do projeto nacional “Cadeia para Maus-Tratos”

O delegado Leandro Piquet foi nomeado embaixador do projeto nacional “Cadeia para Maus-Tratos”. Foto: Divulgação

O delegado Leandro Piquet foi nomeado nesta segunda-feira, em São Paulo, como embaixador do projeto nacional “Cadeia para Maus-Tratos” no Espírito Santo — reconhecimento ao trabalho contra aos maus-tratos, inúmeros indiciamentos e resposta rápida contra a crueldade animal.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

À frente do Núcleo de Proteção Animal da Polícia Civil desde o fim de janeiro, Piquet e equipe já realizaram dezenas de indiciamentos, prisões de suspeitos e mais de 200 resgates em operações integradas com prefeituras e órgãos parceiros. A agenda em São Paulo contou com o idealizador do projeto, o deputado federal Delegado Bruno Lima, a primeira-dama Regina Nunes e o vereador Murilo Lima.

“Nosso foco é simples: investigar com agilidade, responsabilizar quem comete o crime e garantir acolhimento digno aos animais resgatados”, afirma Piquet. “A nomeação fortalece a parceria com protetores, voluntários e gestores públicos para que cada denúncia tenha resultado.”

Segundo o delegado, mais pautas da causa animal ganharão destaque: “Além de fortalecer o combate aos maus-tratos, outras pautas da causa animal se tornarão prioridade no ES: a castração para o controle de natalidade, uma grande intensificação no processo de vacinação para prevenir disseminações de doenças, além da construção do primeiro hospital veterinário público do ES”.

Maus-tratos 

As imagens de um cachorro com o corpo pichado com frases de apologia ao crime em Guarapari foram divulgadas na última quarta-feira (27) pelo delegado Leandro Piquet, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). O caso gerou indignação e mobilizou a Polícia Civil.

Ainda não há informações sobre qual produto químico foi utilizado para pichar o cachorro. Segundo os investigadores, dependendo da substância, o contato pode causar feridas, alergias ou intoxicação no animal.

Como denunciar
Maus-tratos são crime. Denúncias podem ser feitas pelo 181 (Disque-Denúncia/PCES) e na DEPMA. Sempre que possível, incluir fotos ou vídeos, endereço completo e horário do fato.