fbpx

Dia a dia

Decisão do STF vai aumentar 10% conta de energia no ES

O aumento acontece pela mudança na cobrança do ICMS

Publicado

em

A conta de energia vai ficar em média 10% mais cara no ES. Foto: Divulgação

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) vai deixar a conta de energia dos moradores do Espírito Santo cerca de 10% mais cara. A medida atinge ainda os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O aumento vai acontecer após o plenário do Supremo ter autorizado um novo cálculo que deixa o ICMS das contas mais alto. Com isso, vão retornar na conta as tarifas de transmissão e distribuição de energia elétrica e encargos setoriais na base de cálculo do ICMS.

Ao todo, são 30 milhões de brasileiros afetados com o aumento da tarifa nos próximos dias.  A estimativa e o levantamento são da Associação das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

Entenda:

O valor final da conta de energia compreende uma soma de vários itens, como energia, distribuição, transmissão, tributos, encargos setoriais (valores cobrados por exigência legal para financiar o desenvolvimento do setor e as políticas energéticas do governo federal).

No entanto, para reduzir o valor no bolso dos brasileiros, o Congresso aprovou no ano passado a mudança na cobrança do ICMS apenas para a energia e não mais sobre as demais tarifas de distribuição e transmissão, além dos encargos setoriais.

*Com informações do UOL