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De psicóloga a intérprete em consultas: os serviços voltados para surdos no ES

Profissionais liberais e equipamentos públicos estão preparados para atender a população surda. Psicoterapia e intérprete gratuito em tempo real estão entre os serviços oferecidos

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A psicóloga Gabriela Alvarenga é especialista em Libras e dedica sua carreira a atender o público surdo. Foto Arquivo pessoal

A psicóloga Gabriela Alvarenga é especialista em Libras e dedica sua carreira a atender o público surdo. Foto Arquivo pessoal

Os desafios enfrentados pelas pessoas surdas podem ser impensáveis para quem não tem nenhuma deficiência auditiva. Algo básico e corriqueiro como ir a uma consulta médica ou até mesmo uma emergência em que seja necessário acionar a polícia podem ser situações difíceis para um surdo se ele não tiver as ferramentas adequadas para se comunicar.

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A reportagem do ES 360 fez um levantamento de alguns dos serviços oferecidos a esse público e o passo-a-passo para acessá-los. Um deles é a psicoterapia.

A psicóloga Gabriela Alvarenga Costa é especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e há 20 anos dedica sua carreira a atender o público surdo. Foi ainda na graduação de Psicologia, cursada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) que ela escolheu esse nicho de atuação.

“Meu primeiro contato com a comunidade surda foi quando eu ainda era estagiária. Na empresa em que eu trabalhava havia alguns colaboradores surdos que usavam a Libras para se comunicar. E aquilo exerceu em mim um fascínio, um encantamento muito grande, e eu passei a aprender a linguagem com eles. Eles foram meus professores”, conta a psicóloga.

A psicóloga Gabriela Alvarenga é especialista em Libras e dedica sua carreira a atender o público surdo. Foto Arquivo pessoal

A psicóloga Gabriela Alvarenga é especialista em Libras e dedica sua carreira a atender o público surdo. Foto: Arquivo pessoal

Na faculdade, Gabriela participava de um programa de psicoterapia realizado pelos universitários, que tinha a supervisão dos professores. Ela percebeu que não havia estudantes preparados para atender os surdos, por não saberem Libras. Foi aí que Gabriela começou a oferecer a psicoterapia para esse público. Quando abriu seu primeiro consultório, os pacientes surdos da faculdade a acompanharam, e assim a psicóloga se tornou uma especialista em atendimento a pessoas com deficiência auditiva.

Hoje a psicóloga atende 100% on-line a pacientes surdos de vários lugares do Brasil e do Mundo. “Hoje a gente sabe que tratar da saúde mental é fundamental para todos nós. E quando o surdo tem a oportunidade de fazer terapia sem que ele precise de uma terceira pessoa para se comunicar, faz toda a diferença. Porque isso traz privacidade, traz dignidade pra ele tratar das suas questões pessoais sem que tenha um intérprete ou algum familiar traduzindo tudo para o psicólogo.

Intérprete em tempo real

Outro serviço de extrema utilidade para as pessoas com deficiência auditiva é a Central de Interpretação de Libras (CIL), um projeto do Governo do Estado que oferece intérpretes de Libras 24 horas por dia, para que o surdo possa acessar qualquer serviço sem a barreira da língua. É possível utilizar o CIL, por exemplo, durante uma consulta médica, já que a maioria da população, inclusive os profissionais da saúde, não compreendem a Língua de Sinais. O serviço é acessado pela internet e oferece internet patrocinada, possibilitando que o usuário utilize o serviço mesmo quando não dispõe de pacotes de dados em seu dispositivo.

Ciodes

Se a pessoa surda tiver uma emergência, a polícia também tem um serviço específico para atendê-la. O Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) conta com um atendimento exclusivo para a população com deficiência auditiva. O atendimento por videochamada é disponibilizado exclusivamente para a população surda, e todas as chamadas serão arquivadas, assim como ocorre com as ligações realizadas para o 190.

O serviço está disponível 24 horas por dia, e o acesso é por meio da página da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O usuário deverá clicar no botão na página inicial do site da Sesp e será direcionado imediatamente para o atendimento por videochamada, sem a necessidade de nenhuma outra ação.

Uma vez conectado ao atendente, o usuário dispõe de três formas diferentes de comunicação: por meio da Libras, por leitura labial ou por meio das legendas, que serão geradas automaticamente em todas as chamadas. Os atendentes desta ferramenta foram contratados e treinados especificamente para prestar esse serviço à população.

Como acessar?

  • Central de Interpretação de Libras (CIL): O usuário pode baixar o aplicativo ICOM, disponível para sistemas iOS, Android e Windows ou pode acessar a página do programa na internet através deste link. Também é possível acessar através de QR Codes disponíveis nos equipamentos públicos no Estado do Espírito Santo (basta apontar a câmera do celular para a imagem e o aparelho encaminhará para a vídeochamada).
  • Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes): O acesso é por meio da página da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), neste link.
  • Psicoterapia: A psicóloga Gabriela Alvarenga atende exclusivamente de forma on-line. As consultas podem ser marcadas através do telefone (27) 99911-8695. A página da profissional no Instagram é @psicologagabrielaalvarenga. Valores devem ser orçados diretamente com a profissional.

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