fbpx

Dia a dia

De novo! Lona do Terminal de Itaparica cede com as chuvas no ES

A lona que faz a cobertura do Terminal de Itaparica, em Vila Velha, não resistiu ao temporal no último domingo

Publicado

em

A lona que cobre a estrutura do Terminal de Itaparica não resistiu a força da chuva. Foto: Renato Rocha

Quem depende do Terminal de Itaparica para ir para o trabalho já sabe que quando chove o local pode ser danificado com a chuva. Com o temporal do último domingo (21), a lona que cobre o terminal mais uma vez não suportou o volume das águas. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Embora a estrutura tenha sido danificada, a Ceturb-ES informou que nenhuma linha do Transcol sofreu alteração por conta do problema ocorrido nem nos demais terminais de passageiros da Grande Vitória. Os coletivos circularam normalmente sem atrasos ou prejuízos para os passageiros. 

A primeira vez que a lona não suportou o volume de chuvas foi em 2020. O segundo caso foi em 2021 quando a estrutura tinha passado recentemente por uma obra. Em janeiro de 2023, o problema se repetiu e a lona mais uma vez cedeu por conta das chuvas. 

Na época, a empresa especializada na estrutura divulgou que o novo teto do Terminal de Itaparica poderia durar até 40 anos.  A estrutura é feita a partir de uma lona tensionada, amplamente utilizada em estações de trem e ônibus da Europa. Porém, para que a vida útil do equipamento atinja sua capacidade máxima, é recomendada a higienização periódica de toda a estrutura.

O material utilizado na cobertura é uma tecnologia que suporta muito peso, não pega fogo e absorve até 92% de raios UV em altas temperaturas. De acordo com o DER-ES (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado), o equipamento pode durar até 25 anos. No total, foram investidos R$ 12,2 milhões.

Veja o vídeo do momento em que a lona cede com as chuvas:

Veja a nota na íntegra da Ceturb: 

A Ceturb-ES informa que uma empresa contratada já está no local desde o início da manhã levantando os reparos que precisam ser feitos na lona de cobertura do Terminal de Itaparica e somente após a análise será possível determinar um prazo para conclusão do serviço.

Nenhuma linha do Transcol sofreu alteração por conta do problema ocorrido no Terminal Itaparica, nem nos demais terminais de passageiros da Grande Vitória.

Foram feitas intervenções no piso para facilitar o escoamento da água, evitando acúmulo na área de circulação de passageiros, em caso de nova chuva.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui