fbpx

Dia a dia

De graça! Guia de locais para idosos se exercitarem na GV

Confira a lista de atividades gratuitas e envie para seus avós ou pais!

Publicado

em

Idoso praticando exercício. Foto: FreePik

Idoso praticando exercício. Foto: FreePik

Do alongamento à jardinagem. Tudo é valido para aumentar a longevidade e assegurar uma velhice saudável. A vida em movimento traz muitos benefícios tais como a socialização, o bem-estar e a autoestima, além de ajudar a manter a independência física como a psíquica.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com alguns meses de exercício, já é possível sentir diferenças e melhorias na memória, autoestima, força muscular, no sono e no equilíbrio. Assim, é fundamental que os exercícios físicos para idosos sejam feitos regularmente sob a orientação de um profissional.

Até 2021, dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, que têm 60 anos ou mais. Os dados são deste ano e fazem parte de uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que traz também outras estatísticas: 18,5% dessa população ainda trabalha e 75% dela contribuem para a renda de onde moram.

O envelhecimento do corpo faz parte do processo natural, ainda assim é preciso que ele se mantenha ativo, assim como o cérebro. Especialistas alertam que manter-se ativo previne doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson, melhorando a parte cognitiva e motora.

O isolamento, inclusive do idoso, pode leva à depressão, desencadeando diversas patologias, como desnutrição, processos infecciosos, desidratação, deterioração orgânica e muscular, entre outras. E para te ajudar nesse processo, se você tem mais de 60 anos, listamos atividades gratuitas na Grande Vitória para você escolher a que mais gosta e começar. Caso você seja mais novo, envie para seus avós ou pais, que tal incentivá-los?

VITÓRIA

O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) é um programa de promoção da atividade física da Secretaria de Saúde de Vitória, que tem o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos não transmissíveis, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população.

Atualmente, existem 15 módulos do SOE em Vitória, localizados na orla, nas praças, nos parques – Parque Chácara Paraíso (Barro Vermelho), Horto de Maruípe, Pedra da Cebola, Parque Moscoso, Parque Barreiros – e em outros espaços públicos. Eles funcionam nos turnos matutino e noturno e contam com a orientação de profissionais de Educação Física.

O SOE oferece hidroginástica, aulas de circuito, ioga, ginástica, meditação, alongamento, entre outras. Também há atividades que são desenvolvidas nas próprias unidades de saúde.

Para participar das aulas, o interessado deve ir até a unidade de saúde de referência do seu bairro, onde passará por uma avaliação profissional.

Secretaria Municipal de Assistência informa que os quatro Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTIs) voltaram a promover atividades presenciais para os idosos em agosto. São oficinas de teatro, música, dança, congo e memória e aulas de hidroginástica. Há limite de alunos por oficina e todos os protocolos de segurança contra o coronavírus são seguidos, como distanciamento e uso obrigatório de máscara. Os CCTIs estão localizados no Centro, em Jardim da Penha, em Jardim Camburi e em Maria Ortiz.

Os idosos também contam com Academias Populares da Pessoa Idosa espalhadas em todos os cantos da cidade. Os aparelhos, de baixo impacto, simulam atividades do cotidiano das pessoas, como caminhadas, remada, alongador, entre outros.

VILA VELHA

Vila Velha oferece diversas atividades nos Centros de Convivência do Idoso, sendo um na Praia da Costa e Cocal. Nestes locais acontecem oficinas de alongamento, Yoga, artes, confecção de bonecas, bailes, danças dentre outros. Para participar o idoso deve realizar seu cadastro no local.

Também tem circuitos funcionais na Praia da Costa, São Torquato, Cobilândia e Cocal. Além de academia popular em Itaparica, que também atendem o público da melhor idade. Basta o idoso ir até o local para se inscrever.

Aulas de hidroginástica são oferecidas na UMEF Alger Ribeiro Bossois (Cidade da Barra) e na UMEF Governador Christiano Dias Lopes (São Conrado). Para se inscrever, o interessado deve entrar em contato com a escola ou com a Coordenação de Esportes Educacionais da Secretaria, pelo e-mail [email protected]. A previsão é que, em breve, o projeto aconteça nas oito unidades municipais que possuem piscinas.

CARIACICA

Em Cariacica, os idosos podem se exercitar nas 40 academias populares. Já o Mirante da Orla de Porto de Santana oferece às terças e quintas-feiras, das 6h às 7h, aulas de alongamento, step e musculação com orientação do professor. Na Estação Cidadania-Esporte também há atividades. O projeto Cariacica Saudável também está em vários bairros, com aulas de musculação.

SERRA

Para quem não pode sair de casa, tem aulas de ginástica gravadas e disponíveis no canal PROEF Serra/ES no YouTube, que atende todo o público, inclusive os idosos. Mesmo com a volta das atividades presenciais, as atividades on-line seguem ativas. O acesso ao serviço é através da Unidade de Saúde.

VÔLEI ADAPTADO

Quando: terças e quintas-feiras

Horário: das 18h às 18h

Local: Comitê de Saúde do Idoso, em Jacaraípe

GRUPO DE CORRIDA PROEF RUNNERS

Quando: terças e quintas-feiras

Horário: 7h às 8h

Local: Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe

HIDROGINÁSTICA

Quando: terças e quintas-feiras

Horário: 6h30 às 7h e das 8h20 às 9h

Local: Centro de Convivência do Idoso de Porto Canoa


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui