Dia a dia
De caranguejo a cobra: animais mudam rotina de aeroporto no ES
Animais são comuns na pista do aeroporto de Vitória. Recentemente três capivaras foram atropeladas na pista
Nem só de passageiros vive o aeroporto de Vitória. O atropelamento de três capivaras por um avião na última segunda-feira (25) chama atenção para a presença constante de animais na pista do terminal. Já no ano passado, um voo teve dificuldades para pousar devido a presença de vários caranguejos na pista.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Esse não foi o único acidente com capivara registrado no aeroporto. Em maio de 2019 um avião da Gol colidiu com uma capivara durante a decolagem, por volta de meia-noite. A operação de voos precisou ser transferida temporariamente para a pista antiga.
Mas não são apenas capivaras e caranguejos que têm acesso à pista do terminal. De acordo com os funcionários a presença de outros animais é constante. Os mais comuns são cobras, cachorro-do-mato e aves como Quero-Quero. Essas ocorrências acabam atrapalhando o pouso e decolagem das aeronaves. Para evitá-los, falcões e até bombas são usados para afastá-los da área dos aviões.
De acordo com o biólogo e mestrando em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Daniel Gosser Motta, a região onde foi construído o novo aeroporto é caracterizada pela Mata Paludosa, formação vegetal encontrada próximo às restingas e manguezais.
“Por ser um ambiente de transição entre áreas verdes, muitos animais habitam esta mata e podem aparecer de vez em quando sob ou sobre a pista do aeroporto”, explicou.
Caranguejo na pista do aeroporto
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, um piloto avisa aos passageiros que o pouso no terminal atrasaria por causa da presença de caranguejos na pista.
“Acredite se quiser, mas a aeronave que pousou pouco à nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista. A torre de controle nos obrigou que arremetêssemos para fazer uma vistoria e recolher esses caranguejos”, disse o comandante da aeronave.
Esse fato aconteceu em março de 2023. Na época, a Zurich Airport Brasil, administradora do aeroporto, admitiu a suspensão temporária dos pousos, mas não confirmou a informação sobre a “quantidade absurda de caranguejos”. Segundo a empresa, foi constatada a presença de apenas um caranguejo na pista e, mesmo assim, os voos foram suspensos.
Veja o vídeo:
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui