fbpx

Dia a dia

Crea-ES aponta causas do desabamento de teto em supermercado

Nesta terça-feira, parte da estrutura do supermercado desabou e por sorte ninguém ficou ferido com o acidente

Publicado

em

Supermercado BH, de Paul, em Vila Velha, desaba. Foto: Divulgação

Uma vistoria técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES) no supermercado BH que desabou nesta terça-feira (23) em Paul, Vila Velha, identificou a falta de elementos estruturais essenciais, como vigas e pilastras, e a ausência de assinatura de responsável técnico pela instalação do telhado e da climatização como possíveis causas do desabamento. O supermercado foi evacuado instantes antes do colapso e ninguém se feriu.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com o Gerente de Relacionamento Institucional do Crea-ES e engenheiro civil e de segurança Giuliano Battisti, o imóvel estava passando por reparos no telhado por conta das fortes chuvas do último domingo (21) quando começou a apresentar sinais de desabamento.

“Nós aqui, durante essa vistoria, apuramos que estava ocorrendo uma manutenção no telhado, antes um pouco desse desabamento. Então, segundo os levantamentos, essa manutenção foi devido às chuvas e ventania e houveram problemas com o telhado e estavam fazendo essa manutenção. Então por esse motivo estavam nessa manutenção e o desabamento ocorreu logo durante esse serviço”, explicou.

Com o colapso da estrutura, cerca de 4 imóveis vizinhos ao local também tiveram os muros danificados. De acordo com Battisti, no momento de restauração do supermercado, pode ser necessário que os moradores desses imóveis se retirem do local por questões de segurança.

Segundo o especialista, parte desses imóveis vizinhos foram construídos em torno do prédio do supermercado. E com o desabamento, a estrutura dessas casas como parede de banheiros também acabaram sendo afetadas também. “Mas não conseguimos ver nada que seja necessária uma intervenção maior”, explicou.

Após o desabamento, o Corpo de Bombeiros foi acionado e isolou o local. A Defesa Civil de Vila Velha enviou uma equipe ao local e notificou o responsável a apresentar um laudo estrutural, devidamente assinado por um engenheiro. Posteriormente, ele deverá realizar a demolição controlada da parte que colapsou e a estabilização do restante da estrutura do supermercado.

A assessoria da rede Supermercados BH foi questionada sobre a vistoria técnica e falta de elementos estruturais apontados pelo Crea, mas em nota somente confirmou a ruptura parcial da estrutura do telhado da loja, e ressaltou que não houve vítimas e que todos os clientes e funcionários estão seguros.

*Com colaboração de Ana Fucci