Dia a dia
Cozinha comunitária vai servir 200 refeições por dia em Vitória
A cozinha comunitária funcionará como um espaço de produção e distribuição de refeições saudáveis, com foco na população em risco nutricional de Vitória
Vitória vai implantar a Cozinha Comunitária de São Pedro, um novo equipamento que será responsável por produzir e distribuir 200 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O local será instalado no antigo prédio da Unidade de Inclusão Produtiva (UIP), que passará por reforma a partir de edital lançado na última quinta-feira (7). A Cozinha Comunitária tem como principal objetivo combater a insegurança alimentar, oferecendo refeições saudáveis e adequadas às famílias em risco nutricional.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O anúncio foi feito pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazzolini, acompanhado da secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, e do secretário de Obras, Gustavo Perim. A solenidade contou com a presença de líderes comunitários e vereadores eleitos para o próximo mandato. Durante o evento, Pazzolini destacou que a Cozinha Comunitária reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção da igualdade e a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A Cozinha Comunitária será vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e funcionará como um espaço de produção e distribuição de refeições saudáveis, com foco na população em risco nutricional. Além disso, o local oferecerá ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e vai disponibilizar cestas verdes para as famílias em situação de vulnerabilidade, cadastradas através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
A iniciativa também terá como prioridade o fortalecimento da agricultura familiar e urbana. Será estimulada a criação de hortas domésticas e, dentro da própria Cozinha, haverá uma horta que contribuirá com a produção dos alimentos servidos. Graziella Lorentz, subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Semas, explicou que o modelo da Cozinha Comunitária será diferente de outros serviços, como o Restaurante Popular, pois irá acompanhar de perto as famílias atendidas, proporcionando um atendimento contínuo e integrado.
A secretária Cintya Schulz destacou a importância estratégica da localização da Cozinha, em um território com alto índice de insegurança alimentar, o que permitirá um atendimento mais próximo e eficaz às comunidades periféricas da cidade. “Além de garantir a alimentação, o projeto tem um caráter de inclusão e fortalecimento de vínculos, promovendo também o aprendizado e a autonomia das famílias”, completou.
A implantação da Cozinha Comunitária de São Pedro faz parte da Estratégia Alimenta Cidades, um programa do governo federal que visa a segurança alimentar em áreas urbanas. O novo espaço, que começará a funcionar nos próximos meses, será mais uma ação da administração municipal para enfrentar a fome e melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social em Vitória.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui