fbpx

Dia a dia

Covid: ocupação nos hospitais particulares está acima de 80% no ES

Nos hospitais da rede pública, a ocupação nesta terça-feira (08) está em 83,7%, enquanto na rede particular a ocupação já supera os 80% dos leitos ocupados

Publicado

em

Com a pandemia, leitos de UTI aumentam 45% no País. Foto: Divulgação/Sesa

Leitos de UTI. Foto: Divulgação/Sesa

O cenário da ocupação de leitos destinados para atendimento dos pacientes com covid na rede particular é semelhante ao da rede pública do estado, com mais de 80% dos leitos ocupados. Nos hospitais públicos, a ocupação nesta terça-feira (08) está em 83,7%, enquanto na rede particular o índice também supera os 80%, segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde Luiz Carlos Reblin. Na rede pública, dos 496 leitos de UTI, 415 estão sendo usados.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ele explicou que esse tipo de informação é recebida eventualmente pelo Estado e que, pelos fato de os hospitais atenderem vários planos de saúde, não há a informação diária na rede privada. “Nós temos notícias no diálogo com diferentes gestores da rede hospitalar privada que a rede própria está com ocupação acima de 80% dos seus leitos de UTI”, afirmou Reblin.

Esse patamar de 80% da ocupação também deverá ser a média a ser mantida pelos leitos da rede estadual. “Tivemos no início da pandemia 715 leitos de UTI para covid, reduzimos para 315, chegamos a 375 e já temos praticamente 500 leitos à disposição da sociedade. E desse total manteremos 80% de ocupação média de segurança, porque estamos lidando com uma situação diferente do início da pandemia, com doentes crônicos e mais vítimas de acidentes. Vamos modulando a oferta de leitos com arranjos internos na rede estadual e filantrópica e dialogando com a iniciativa privada que queria colocar leitos a disposição”, afirmou Reblin.