Dia a dia
Corpus Christi: tradição dos tapetes de Castelo completa 60 anos
Além dos 2 quilômetros de ruas cobertas com os tapetes, a comemoração contará com missas, procissão, queima de fogos e feiras livres
Mais de dois quilômetros de ruas da cidade de Castelo serão cobertas com os tradicionais tapetes de Corpus Christi. A festa, que entra em sua 60ª edição, acontecerá nos dias 07 e 08 de junho e conta com centenas de voluntários já na preparação do evento.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Palha e pó de café, pó de pneu e de serra, pedras, folhas, cipreste, flores, papel são alguns dos materiais utilizados para formar diversas imagens e mensagens pelas ruas da cidade. Este ano, o tema da festa será “Pão em todas as Mesas”.
Além dos 2,2 mil metros de ruas e avenidas vestidas com os tapetes, a comemoração contará com missas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, missa campal, procissão com o Santíssimo Sacramento, queima de fogos e feiras livres.
A tradição, que leva meses de preparo e conta com ajuda de fiéis, expressando o lado artístico e religioso, é Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo. No último ano, a estimativa da prefeitura de Castelo foi de que mais de 100 mil pessoas participaram da festa.
Os voluntários se reúnem já na quarta-feira (7), às 15h, para a confecção dos tapetes pelas ruas da cidade. Na quinta-feira (8), as celebrações serão iniciadas às 7h nas igrejas. A missa campal e a Procissão com o Santíssimo Sacramento acontecerão às 16h.
Feriado em todo território nacional, a Festa de Corpus Christi é uma comemoração importante para a Igreja Católica, responsável por enfeitar as ruas das cidades com tapetes confeccionados dos mais diversos materiais.
Do Latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. É neste momento que a comunidade católica celebra, publicamente, a Eucaristia, sendo o único dia em que se é permitido sair com o Santíssimo Sacramento pelas ruas em procissão, caminhando sobre os tapetes.
A data acontece anualmente na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade e tem relação com o Domingo de Páscoa, porque deve acontecer 60 dias após. Por isso, a data da celebração de Corpus Christi é móvel.
Para a Igreja Católica, a festa é importante para lembrar a morte de Cristo na Cruz e a ressurreição. Por isso, durante a Eucaristia, realizada nas missas, os fiéis recebem a representação do corpo de Cristo, a hóstia. Na festa de Corpus Christi, este momento é feito publicamente. Ao longo da celebração, as paróquias organizam as procissões pelos tapetes expondo a hóstia.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui