fbpx

Dia a dia

Conversa de Cozinha: uma receita fácil e rápida de salmão no forno

Dessa vez, quem ensinou o passo a passo de como fazer o prato na coluna foi o âncora Antônio Carlos Leite. E a chef Sylvia Lis aprovou

Publicado

em

Na coluna Conversa de Cozinha desta sexta-feira (05), na BandNews FM Espírito Santo, a chef Sylvia Lis resolveu inverter a ordem dos fatores. A soma deu em uma receita também excelente, mas dessa vez ensinada pelo âncora Antônio Carlos Leite (o Cacá). O prato é um salmão de forno feito com manteiga, alcaparra e molho shoyu. Ouça:

Salmão ao forno

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Filés de salmão. Foto: Divulgação

 

 

Ingredientes

. salmão (com pele)
. manteiga
. alcaparra
. alecrim
. suco de meio limão
. pitadas de sal (opcional)
. pimenta do reino (opcional)
. shoyu (para conclusão)

Materiais

. uma fôrma pouco maior que o salmão
. papel alumínio para cobrir a fôrma

Passo a passo

É muito simples.

1. Acenda o forno, 200º, dez minutos antes de começar a montar o salmão.

2. Pegue a fôrma. Vamos montar o salmão para ir ao forno. ATENÇÃO: as porções de cada ingrediente a ser usado dependem de quantos pessoas serão servidas. A receita pode ser feita tanto para duas pessoas (peça pequena) quanto para oito, dez (um lombo inteiro). Importante é a maneira de montar.

3. Coloque o salmão na fôrma, com a pele virada para baixo. Espalhe pedaços de manteiga gelada sobre o peixe. Generosamente. Pense que essa manteiga vai derreter e formar a base do molho. Por isso a fôrma tem de ser pouco maior que o salmão: para a manteiga derreter e não “secar” no fundo da fôrma.

4. Depois, coloque sobre o salmão raminhos de alecrim e as alcaparras. Não exagere no alecrim (pode ficar marcante demais) e coloque a quantidade de alcaparras a seu gosto.

5. Coloque umas pitadinhas de sal. Ou nem coloque. Manteiga, shoyu e alcaparra já são salgados. Se quiser, use pimenta do reino. Mas também é opcional, como o sal.

6. Por último, espalhe o suco de meio limão sobre o peixe.

7. Cubra com o papel alumínio e coloque no forno.

O tempo de forno vai depender do tamanho do peixe. Uma peça média (mais ou menos 800 gramas) necessita de, NO MÁXIMO, 20 minutos de forno em fogo alto. Não deixe o salmão assar demais. A intenção é ele ficar em lascas quando as pessoas se servirem. Se assar demais, ele se despedaça.

8. Retire o papel alumínio. O salmão estará “pálido”, por conta da manteiga derretida. Vamos dar cor ao peixe! Banhe o salmão e a manteiga derretida com o shoyu. O shoyu tem de predominar, ou seja, o molho deve ficar um pouco mais mais escuro.

Retorne mais cinco minutos para o forno, para o peixe “ganhar cor”.

Retire do forno. Banhe o salmão com o molho de shoyu, manteiga, alcaparra e alecrim, que se formou no fundo da fôrma.

Está pronto!

Acompanhamento

Pode ser servido com arroz branco, legumes, arroz de tomate ou apenas com uma boa salada verde. Um purezinho de batata ou batatas coradas ou assadas também vão bem.

(Não sabe fazer arroz de tomate? Simples: use arroz pronto, pode ser sobra do dia anterior. Coloque em uma panela e “desmanche” alguns tomates pelados nele, até o arroz ficar bem molhado. Ajuste o sal. E está pronto!)