fbpx

Dia a dia

Convento abre exposição de mantos históricos de Nossa Senhora da Penha

Exposição reúne mais de 20 mantos de Nossa Senhora da Penha e inclui peça feita por detentas do “Ateliê Mãos Livres”

Publicado

em

Exposição no Convento da Penha traz 20 itens. Foto: Divulgação

Exposição no Convento da Penha traz 20 itens. Foto: Divulgação

A fraternidade do Convento da Penha abriu oficialmente, na manhã do último domingo (4), a exposição de mantos de Nossa Senhora da Penha. A cerimônia de bênção contou com a presença do Guardião do convento, Frei Gabriel Dellandrea, e do responsável pela mostra, Frei Jorge Lázaro de Souza.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A exposição apresenta mais de 20 peças utilizadas ao longo do tempo nas imagens de Nossa Senhora da Penha e do Menino Jesus. Entre os materiais, estão bordados, pérolas, lantejoulas e detalhes dourados, que ajudam a contar a história da devoção capixaba.

Apesar de já ter sido montada durante a Festa da Penha, a exposição só agora recebeu oficialmente a bênção para se tornar um espaço permanente no convento.

“Com a ajuda dos voluntários Marcos Antoniazi, Ailton Tadeu e Penha Zanão, aproveitamos a estrutura da sala e o acervo com mantos, indumentárias de Nossa Senhora e do Menino Jesus, para montar essa exposição, mostrando para as pessoas parte do acervo, para que as pessoas conheçam a evolução dos mantos ao longo do tempo. Assim, há a beleza da arte, mas também autoridade espiritual”, afirmou Frei Jorge.

Ateliê Mãos Livres

Além dos mantos tradicionais, a mostra também inclui uma imagem de Nossa Senhora feita em crochê. A peça foi confeccionada por mulheres do Centro Prisional Feminino, dentro do projeto “Ateliê Mãos Livres”. A obra foi entregue durante a peregrinação da Imagem pelo presídio, dentro da programação da última Festa da Penha.

Exposição no Convento da Penha também tem item feito por detentas. Foto: Divulgação

Exposição no Convento da Penha também tem item feito por detentas. Foto: Divulgação

Frei Gabriel destacou a importância simbólica do momento. “É uma alegria podermos oferecer esse espaço de cultura, arte e história, para que os fiéis possam contemplar esses mantos que revestiram a Imagem tão importante para o Convento. Que cada fiel que visita esse espaço, possa também sair mais belo, revigorado, fazendo um encontro com o Senhor através da intercessão de Nossa Senhora”, recordou.