Dia a dia
Com resgate histórico, Maranata valoriza a importância dos louvores
Com mais de 600 composições próprias, Igreja Cristã Maranata tem vasta coletânea de hinos e louvores que expressam gratidão a Deus e união em comunidade

Departamento de Louvor da Igreja Maranta. Divulgação / ICM
Estar em contato direto com Deus por meio de cânticos que demonstram agradecimento e devoção. Assim podem ser definidos os louvores. Na Bíblia, em vários trechos, é possível notar como vários personagens expressam sua gratidão ao Senhor por meio de louvores. E essa é uma tradição mantida até os tempos atuais e valorizada historicamente pela Igreja Cristã Maranata.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Além da função de agradecimento e exaltação a Deus, os louvores também animam e conectam os fiéis reunidos. Mas, a Maranata vai além ao reconhecer a importância de seus louvores criando um departamento específico para eles e promovendo um resgate histórico de seus principais hinos e compositores.

Estrutura do Departamento de Louvor da Igreja Cristã Maranata. Divulgação / ICM
Registros contabilizados pelo Departamento de Louvor da ICM apontam que nos 50 anos de Igreja, cerca de 600 louvores têm composição própria de membros da Maranata. Funcionário do departamento, Robson Santos destaca que além das composições, o setor valoriza a história dos principais responsáveis pelos cânticos.
“No início do ano passado, começamos um trabalho de catalogar todos os nossos hinos e contar a história dos compositores. Fizemos uma coletânea com 1035 louvores, sendo que 60% são de compositores da própria Igreja Cristã Maranata, desde sua fundação. Há hinos muito conhecidos, que vêm de décadas, e muitos não conhecem a história. Fomos atrás para contar essa história aos nossos membros”, disse.
Por meio de um site próprio (www.louvoricm.org.br), o Departamento de Louvor disponibiliza os áudios, vídeos com as letras e partituras dos hinos e também uma sessão especial contando a história de alguns compositores. Resgate histórico que valoriza também os formadores da cultura da Igreja.
Veja um exemplo de vídeo com resgate histórico de louvor:
Compositora
Compositora de louvores na Maranata, Eloísa Malavasi diz que é totalmente leiga na música. Para ela, a inspiração vem totalmente de Deus. Em quase quatro décadas como membro da ICM, Eloísa já coleciona mais de 40 composições próprias.

Eloísa Malavasi, compositora, em foto tirada antes da pandemia.
“Eu estudava a Palavra de Deus para dar aulas. Então, passei a ter esse conhecimento bíblico. Vem sempre uma inspiração, uma revelação de Deus a mim em forma de louvores e eu escrevo. Não tenho nenhuma formação musical, apenas um talento natural, um dom para a música. Mas o que me inspira sempre foi e continua sendo as revelações divinas”, explicou.
Eloísa destaca como grandes composições os louvores “Deus criou os céus e a terra”, “Estou aqui pra confessar a ti os meus pecados” e “Vem para o meio”.
“É gratificante ver multidões cantando o seu louvor. E o que importa mesmo é a inspiração que Deus nos dá e como ele toca as pessoas”, acrescentou Eloísa.
No ano passado, Eloísa também participou de um gratificante projeto: a gravação de louvores em animação para crianças e adolescentes. O trabalho de inclusão do público mais jovem conta com animação gráfica, histórias contadas nos vídeos e legenda dos louvores facilitando a inclusão deste público à cultura dos louvores.
A alma perdoada adora Deus com louvores
Morando nos Estados Unidos há mais de cinco anos, onde é pastor da Igreja Cristã Maranata no estado de Connecticut, Gerson Beluci também compõe louvores. Para ele, o louvor é uma expressão de uma alma perdoada pelo Salvador.

Pastor Gerson Beluci
“A inspiração para o louvor surge de experiências vividas com Deus em momentos de gratidão por livramentos, ou em meio a lutas e provações. Esses acontecimentos, transformados em hinos, proporcionam o fortalecimento e o conforto do Espírito Santo aos ouvintes que estejam passando por momentos semelhantes ao do compositor”, analisa o Pastor Gerson Beluci.
Como exemplo, o Pastor destaca o processo de composição de um de seus louvores.
“Ao final do culto de consagração da Igreja Cristã Maranata em São Paulo, um dos pastores presentes me mostrou esse cântico de Moisés, dizendo: “Veja este texto, não é lindo?” Eu conhecia o texto, mas, ao reler cuidadosamente, observei que se tratava de uma poesia maravilhosa, pronta para receber uma música. Eu lhe respondi de imediato: “Meu amigo, a letra está pronta, só falta a melodia”, disse.
E ao chegar em casa, o processo foi inspirador, continuou o Pastor Gerson. “Meu coração estava cheio de gratidão a Deus pela consagração de um templo de nossa igreja em São Paulo e pela bênção de presenciar a alegria dos nossos irmãos em compreender melhor e mais profundamente a doutrina. Ao chegar em casa, peguei o violão e comecei a cantar a melodia com a Bíblia aberta no texto. A música saiu de imediato. O louvor tem como marca “Goteje a minha doutrina como a chuva”.
Ouvi, ó céus, e falarei
Letra e Música: Gerson Beluci
Ouvi, ó céus, e falarei
E ouça a terra a minha voz,
Escutai, povo meu!
Goteje a minha doutrina como a chuva,
Destile a minha palavra como o orvalho;
Tal como suave chuvisco sobre a relva
E como as gotas de água sobre a erva.
Coro
Então proclamarei o nome do Senhor!
Engrandecei o nosso Deus!
Deus é minha rocha, sua obra é perfeita,
Porque todos os seus caminhos são juízo;
Deus é a verdade, não há nele injustiça,
É justo e reto o Senhor meu, aleluia!
E é como conclui o Pastor Gerson que se dá boa parte dos processos de composição dos louvores. Inspiração de Deus, experiências vividas com a Palavra e, acima de tudo, muita gratidão ao Senhor.
Mais louvores do Pr. Gerson Beluci
Composição dos arranjos

Tecladista e Maestro Tutuca Borba
Além das letras, os louvores também são marcantes por seus arranjos e melodias. E a Igreja Cristã Maranata tem o privilégio de contar com a colaboração de um dos grandes nomes do ramo no país. O tecladista e maestro Tutuca Borba tem 42 anos de experiência na Música, tendo realizado trabalhos com grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Roberto Carlos, além de produções para a teledramaturgia.
Há 28 anos na ICM, o tecladista contribuiu para os arranjos dos louvores em vídeo durante a pandemia. “Com essa nova era das produções online, devido à pandemia, em 2020 eu fiz arranjo de mais de 50 vídeos para a Maranata. Tenho uma vida inteira de trabalhos musicais, mas quando vou fazer um arranjo pra Maranata eu paro uma semana e entro em oração para fazer tudo da melhor forma pelo Senhor. Com diz na Palavra de Deus, o Senhor está presente no louvor”, disse Tutuca.
Acompanhe os louvores
Por meio do site www.louvoricm.org.br é possível escutar louvores, acompanhar vídeos, baixar arquivos com partituras e ler sobre personagens históricos da ICM que ajudaram a compor os hinos.
Neste mês de março, a Igreja Cristã Maranata realizou o Seminário para Grupo de Louvor e Instrumentistas:
Como acompanhar a ICM pela internet:
Site: igrejacristamaranata.org.br
YouTube: youtube.com/igrejacristamaranataoficial
Facebook: facebook.com/igrejacristamaranata
Instagram: instagram.com/igrejacristamaranata_oficial
