Dia a dia
Cobertura em canal vai eliminar mau cheiro na Praia da Costa?
A obra de tamponamento vai transformar o Canal da Costa em um Parque Linear

Parque Linear será construído no Canal da Costa, em Vila Velha. Foto: Josué de Oliveira
Após a morte de um idoso que caiu com o carro no Canal da Costa, na Praia da Costa, em Vila Velha, as obras de tamponamento do valão a céu aberto finalmente vão sair do papel. Mas será que a transformação em um Parque Linear vai acabar com o mau cheiro que incomoda moradores e quem passa pelo local?
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O problema, ao que tudo indica, está longe de ser resolvido, já que não depende apenas da cobertura do canal. Segundo a Secretaria de Obras de Vila Velha, o principal objetivo da intervenção é melhorar o sistema de macrodrenagem da região, dando mais velocidade ao escoamento das águas pluviais e evitando os conhecidos alagamentos na cidade.
No que compete à prefeitura, a obra prevê apenas a impermeabilização do canal e a instalação de equipamentos para o parque linear sobre o trecho tamponado.
“Embora o tamponamento possa contribuir para a redução de mau cheiro, ao impedir o descarte irregular de resíduos sólidos no canal, é importante destacar que ações diretas de despoluição não fazem parte do escopo desta obra específica”, explicou a prefeitura em nota enviada à reportagem.
Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, questões relacionadas ao esgoto doméstico devem ser resolvidas por meio da ligação correta à rede da Cesan, uma vez que a rede de drenagem, que deságua no canal, não deve receber esgoto sanitário.
O que diz a Cesan:
Parque Linear
O trecho do Canal da Costa, sob a Terceira Ponte, na Praia da Costa, em Vila Velha, passará por obras para a construção de uma galeria dupla e um parque linear com investimento estimado de R$ 29,3 milhões. A galeria será composta por duas células, cada uma medindo 4,10 metros de comprimento por 3 metros de largura, ao longo de uma extensão de 2,15 quilômetros. Essa estrutura melhorará o escoamento das águas pluviais até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Foz da Costa, contribuindo para reduzir alagamentos na cidade. As obras serão realizadas pela gestão municipal, beneficiando diretamente e indiretamente 140 mil pessoas.
Além da galeria, será construído um parque linear com a mesma extensão. O parque incluirá uma pista de skate, quadra poliesportiva, campo de futebol society, quadra de tênis, parquinho infantil e área para cães. Também serão disponibilizadas vagas de estacionamento para 32 carros, 23 motos e bicicletas, além de espaço para motorhomes, academia ao ar livre e outros mobiliários urbanos.
