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Cinco obras prometidas que ainda não saíram do papel na GV

As prefeituras e o Governo do estado prometeram, mas algumas obras na Grande Vitória não saíram do papel

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As obras de reurbanização da Beira-Mar devem começar no início de 2024

As obras de reurbanização da Beira-Mar, em Vitória, estavam previstas para iniciar no início de 2024. Foto: Divulgação (Prefeitura)

Faltando menos de um mês para terminar 2024, algumas obras prometidas por prefeituras e Governo do estado para este ano, ao que tudo indica, vão ficar para 2025. O portal ES360 fez um levantamento de cinco obras aguardadas pelos capixabas, mas que ainda não começaram a sair do papel.

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Uma delas é a do binário na Rodovia do Sol, em Vila Velha. A obra, que será feita pelo Governo do estado e prefeitura, vai deixar o trecho entre o Shopping Boulevard até o Hospital Santa Mônica somente em um sentido. A primeira promessa era de que a intervenção foi começar no início do ano, o que não se confirmou.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e o secretário estadual de Obras, Fábio Damasceno, concederam várias entrevistas ao longo do ano falando sobre obra, prometeram novas datas, mas até hoje a mão única ainda não foi efetivada. A prefeitura municipal informou que o projeto está em fase de ajustes. Já o Governo diz que a proposta está em tramitação administrativa e elaboração, mas não informou se há data para o início das obras.

Outra promessa do Governo do estado é referente à Terceira Ponte. Após o fim da cobrança do pedágio e a retirada das cabines a expectativa era fazer uma uma revitalização na região com projeto de paisagismo e adequação da iluminação pública. Mas os motoristas que circularam pelo local ainda não viram essas mudanças.

À reportagem, a Secretaria de Mobilidade e infraestrutura (Semobi) informou que a reurbanização da antiga Praça do Pedágio está em fase de elaboração de projeto e não há ainda estimativa para realização das obras.

Contorno

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, anunciou que o trecho da BR-101 que corta o município seria municipalizada após a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro. A proposta previa a construção de uma ciclovia, a criação de uma faixa exclusiva para ônibus e, futuramente, a eliminação dos terminais.

A Prefeitura da Serra informou que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) ainda não passou a administração do Contorno do Mestre Álvaro para a concessionária ECO-101 que, consequentemente, não deixou de administrar a atual rodovia BR-101. A Prefeitura reforça que aguarda a transferência da via, que depende do DNIT, para municipalizar a futura Avenida Mestre Álvaro.

Já na Capital, há duas obras que também ainda não saíram do papel. Uma delas é a nova orla na Beira-mar. Pelo projeto , a avenida vai ganhar um mirante, deques, áreas de convivência, além de uma ciclovia em todo o trecho que vai desde a Enseada do Suá até o Centro de Vitória. O investimento previsto para essa requalificação é de aproximadamente R$ 45 a R$ 50 milhões.

Procurada pela reportagem, a prefeitura informou que a empresa vencedora da licitação já é conhecida e a licitação está na fase de recursos. A intervenção vai suprir a necessidade de conectar as ciclovias existentes na orla da capital, possibilitando um percurso contínuo entre os bairros, facilitando o uso do modal cicloviário e atendendo às diretrizes do Plano Diretor Urbano – PDU (lei n° 9.271/18). Dentro desse contexto, o projeto contempla a melhoria de calçadas, a reforma de ciclovias e conexão entre os trechos existentes.

Trânsito

Em 21 de setembro de 2023, a prefeitura de Vitória deu o primeiro passo para solucionar o gargalo no trânsito entre a rodovia Norte Sul e a Avenida Dante Micheline, em Camburi, com o projeto do Mergulhão. O orçamento inicial para execução das obras é de R$ 92 milhões. Em entrevista à Rádio BandNews ES, o secretário de Obras, Gustavo Perim, declarou que as obras teriam início em setembro. 

A intervenção proposta mantém todos sentidos de circulação existentes em três faixas, como é hoje, e acrescenta duas passagens inferiores, nomeados como Mergulhão 01 e Mergulhão 02. As estruturas irão permitir o fluxo sem cruzamentos e sem semáforos com a avenida Dante Micheline. As passagens serão subterrâneas, com área de circulação para pedestres e ciclistas. Já o calçadão de Camburi não será modificado.

A Prefeitura de Vitória informou que os estudos ambientais e os projetos estão em andamento e dentro do cronograma. O consórcio vencedor da licitação tem até R$ 77,5 milhões para elaboração dos projetos, orçamentos e execução das obras do Mergulhão de Camburi. A ordem de serviço foi assinada em 01 de julho de 2024, quando passou a contar o prazo de sete meses para a elaboração dos projetos básicos e mais 24 meses para conclusão das obras.


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