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Mergulhão de Camburi: obras começam a partir de setembro

Em entrevista à BandNews FM, o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, detalhou o mergulhão de Camburi, entre as avenidas Dante Michelini e Norte Sul

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Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, o secretário municipal de Obras de Vitória, Gustavo Perin, detalhou os próximos passos para a construção do mergulhão de Camburi. O sistema viário será implantado na interseção das avenidas Dante Michelini e Norte Sul, em Jardim Camburi. A obra, anunciada em abril do ano passado, terá a assinatura da ordem de serviço na próxima sexta-feira (5).

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A primeira etapa envolve a elaboração dos estudos necessários, incluindo o licenciamento ambiental e estudos geotécnicos. A empresa contratada já iniciou trabalhos como topografia e geotecnia, com previsão de entrega dos projetos básicos executivos em até seis meses.

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“A expectativa é que já no terceiro mês nós possamos começar a instalação do canteiro naquela lateral da Norte Sul, à direita no sentido Vitória, na interseção com a Dante Michelini. Aquela área é da concessão da Zurich, do aeroporto, que agora na terça-feira (02) já vai fazer a cessão da área. São mais de 15 mil metros, onde nós vamos fazer o alargamento daquele viário, descendo da Serra pela Norte Sul”, afirma Perin.

Mergulhão vai reduzir o tempo de travessia a zero entre a Norte Sul e Dante Michelini

Mergulhão de Camburi vai reduzir o tempo de travessia a zero entre a Norte Sul e Dante Michelini. Foto: Divulgação/PMV

Interdições

Para minimizar impactos, será iniciada a construção de um novo viário na lateral da Norte Sul, permitindo futuros desvios durante a execução dos mergulhões. O secretário destacou que a obra será realizada sem interferência no tráfego atual, mantendo as vias principais em operação.

Comparando com obras anteriores na região, como o viaduto da Rodovia das Paneleiras, Perin mencionou a aplicação de contratação integrada para garantir eficiência e evitar aditivos no cronograma. O financiamento exclusivo pela prefeitura proporciona estabilidade financeira, reduzindo dependência de repasses externos.

Redução do tempo de travessia

O mergulhão de Camburi tem como objetivo principal eliminar os cruzamentos em nível, promovendo um fluxo contínuo que pode reduzir significativamente o tempo de travessia. “Estudos indicam aumento da velocidade média de 2 km/h para 33 km/h nos horários de pico, melhorando a fluidez do tráfego na região”, destaca o secretário.

Com um investimento total de R$ 77,5 milhões, a obra está programada para ser concluída em 30 meses. Se tudo seguir conforme o planejado, concluir a obra entre o final de 2026 e o início de 2027, beneficiando diretamente os motoristas que trafegam pela área.


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