fbpx

Dia a dia

Cinco dicas de segurança para os motoristas na nova Terceira Ponte 

A Terceira Ponte será inaugurada no próximo domingo e vai obrigar os motoristas a terem novo comportamento

Publicado

em

Os motoristas vão precisar se adaptar na nova Terceira Ponte. Foto: Divulgação

A partir do próximo domingo (27), motoristas e motociclistas já vão poder trafegar na nova Terceira Ponte, devidamente inaugurada e sinalizada com as novas faixas criadas para melhorar o fluxo do trânsito, principalmente nos horários de pico. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os usuários que utilizam a ponte para atravessar os municípios de Vila Velha e Vitória, no entanto, vão precisar se adaptar ao novo formato das faixas. 

A estrutura atual conta com duas pistas, cada uma com 3,5 metros. Com a ampliação, uma terceira pista será adicionada, porém a largura das faixas será reduzida. 

A nova pista de 3,15 metros será reservada exclusivamente para ônibus, motocicletas e veículos de serviço, como viaturas, caminhões e ambulâncias. A pista central terá 2,80 metros e 3 metros a faixa da esquerda, um pouco mais larga que o projeto original.

Com essa mudança, o engenheiro André Cerqueira, especialista em Trânsito e representante do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran), explica que o motorista terá que redobrar a atenção e tomar alguns cuidados para evitar acidentes. 

Apesar dos questionamentos sobre o tamanho das faixas, Cerqueira reforçou que as medidas estão em conformidade com as regras estabelecidas pelo Código Nacional de Trânsito (Conatran). Por isso, não há motivos para preocupação. 

Ele lembrou que, devido ao afunilamento das faixas, não será mais permitido o uso do corredor pelos motociclistas, comportamento que já é considerado uma infração de trânsito. 

André Cerqueira é engenheiro e especialista em trânsito. Foto: Divulgação

Veja abaixo cinco dicas do especialista para evitar colisões: 

Redução de velocidade: É importante que haja redução de velocidade e que os motoristas tenham paciência. Antes só existiam duas pistas. Agora, quem estiver na pista central, por exemplo, vai ter ao seu redor veículos em movimento dos seus dois lados. A recomendação é trafegar até 60 KM/H. 

Sinalização: Uma orientação básica é para que os motoristas redobrem a atenção na hora que for mudar de faixa. É importante o uso de setas e atenção redobrada nos retrovisores. 

Evite uso de celular: O maior índice de acidentes é em colisões traseiras. Isso ocorre, na maioria das vezes, porque o motorista faz uso do celular em movimento. Isso já é proibido por lei e deve ser evitado principalmente na Terceira Ponte, onde o trânsito avança e para. Esses movimentos precisam de atenção redobrada para evitar batidas. 

Atenção redobrada: Com as três faixas, os usuários da ponte terão que ter cautela para trafegar no local. É preciso ficar atento não somente na direção dianteira, mas também para os lados. A partir de agora teremos um universo maior de veículos ao nosso redor. Por isso, é importante que nunca se esqueça do uso da seta quando for mudar de faixa. 

Educação: Com mais carros circulando é sempre aconselhável que os motoristas tenham educação no trânsito. Seja cordial, ceda espaço e evite trafegar, especialmente na Terceira Ponte, com pressa. Tenha paciência e respeite a sinalização. 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui