Dia a dia
Cidade do ES confirma primeiro caso de meningite bacteriana
Paciente de 9 anos está internado em hospital da Grande Vitória; autoridades reforçam medidas de prevenção

Meningite Bacteriana. Foto: FreePik
A Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins confirmou, nesta quarta-feira (9), o primeiro caso de meningite bacteriana registrado no município em 2025. O paciente é um menino de 9 anos, que segue internado em um hospital particular na Grande Vitória, por decisão da família, que possui plano de saúde.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a prefeitura, a criança foi atendida inicialmente no pronto-socorro do Hospital de Domingos Martins. Após avaliação médica, foi transferida para uma unidade com estrutura especializada, na capital.
Ver essa foto no Instagram
Medidas de contenção foram adotadas imediatamente
A Secretaria de Saúde informou que todas as ações recomendadas pelo Ministério da Saúde foram colocadas em prática. Entre as medidas sanitárias previstas estão a identificação dos contactantes próximos do paciente, administração de quimioprofilaxia — ou seja, medicamentos para prevenir o surgimento da doença em pessoas expostas —, além do monitoramento dos sintomas nos familiares e outras pessoas que convivem com a criança.
Também está prevista a orientação sobre sinais de alerta e a atualização do esquema vacinal para os contactantes, caso necessário.
A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, destacou a rapidez na resposta do município. “Mobilizei toda a equipe de saúde para garantir rapidez no tratamento profilático. Contamos ainda com o apoio da Dra. Adalzira Ferreira Pagani, médica sanitarista da Superintendência Regional de Saúde Metropolitana, que estava no município e contribuiu para agilizar os exames e a medicação em tempo recorde”, afirmou.
Sintomas exigem atenção imediata
A meningite bacteriana é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode evoluir rapidamente e causar complicações graves se não for tratada com urgência. A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias e contato próximo com pessoas infectadas.
A Secretaria de Saúde alerta a população para os principais sintomas da doença:
- Dor nas costas, no pescoço ou nos músculos;
- Febre, calafrios, fadiga, perda de apetite e tremores;
- Náuseas, vômitos e erupções cutâneas;
- Sensibilidade à luz ou a sons, confusão mental, irritabilidade, sonolência e batimentos cardíacos acelerados.
Vacinação e orientação à população
Há vacinas disponíveis na rede pública para a prevenção de alguns tipos de meningite bacteriana. O município reforça a importância de manter o calendário vacinal atualizado e buscar atendimento médico ao menor sinal dos sintomas.
Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone: (27) 93618-1877. A orientação é clara: qualquer sintoma deve ser tratado como sinal de alerta. A rapidez no diagnóstico e no início do tratamento é fundamental para salvar vidas.
